1,6 milhão de cães e gatos serão vacinados contra a raiva no Ceará

25 de setembro de 2009 - 14:53

Para proteger a saúde da população e dos animais contra a raiva, donos de cães e gatos devem vacinar os bichos no sábado, 26. Em todo o Estado, a campanha, lançada nesta sexta-feira, prevê a vacinação de 1.060.152 cães e 592.812 gatos. Três mil postos instalados em praças, locais públicos e unidades das secretarias municipais de saúde funcionarão das 8 às 17 horas.  A campanha tem duração de um dia em todas as zonas urbanas do Estado. Nos municípios com zona rural, a campanha permanece durante um mês, com postos volantes.

A Secretaria da Saúde do Estado, secretarias municipais de saúde, Polícia Militar, Forças Armadas, Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), Ematerce, Corpo de Bombeiros e a Empresa de Correios e Telégrafos envolverão 30 mil pessoas na campanha de vacinação, incluindo agentes de saúde e voluntários. Em Fortaleza funcionarão no Dia D 800 postos de vacinação. A vacinação antirrábica é gratuita. Os animais devem ser imunizados a partir dos dois meses de idade, inclusive em cadelas no cio e lactantes.

A raiva é uma doença infecciosa aguda e mortal. Ela é transmitida através da mordida, arranhão e lambedura de cães e gatos contaminados com o vírus rábico. Há cinco anos o Ceará não registra casos de raiva humana transmitida por cães e gatos. Os últimos registros foram no ano de 2003, quando foram confirmados sete óbitos.  Em 2005 e em 2008 foram confirmadas duas mortes por raiva, com a transmissão da doença ocorrendo por sagüi, mais conhecido como soim. Os saguis de tufo branco, muitas vezes são criados em ambientes domésticos como animais de estimação, próximo às casas e em contato com as pessoas. Isso é um perigo à saúde. Eles transmitem a raiva. A dica é respeitar a legislação, deixando os saguis, animais silvestres, nas matas e não em ambientes domésticos. A vacina só é indicada para cães e gatos. Não tem indicação nem eficácia nos saguis.