Sesa envolve instituições de ensino e pesquisa na instalação na Fiocruz

24 de setembro de 2009 - 19:40

A visita ao Ceará do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e o presidente da Fundação Oswaldo Cruz, o cearense Paulo Gadelha, está prevista para a última semana de outubro. O Governo do Estado fará a doação de um terreno para a instalação da unidade local da Fiocruz. O terreno de 40 hectares desapropriado pelo Governo estadual, nas margens da Lagoa da Precabura, no Eusébio, abrigará em 11 hectares a unidade da Fiocruz com seus laboratórios. O restante da área será ocupado pelo pólo industrial de biotecnologia, que receberá indústrias de medicamentos e de equipamentos de saúde. Já manifestaram interesse em se instalar no pólo biotecnológico 12 indústrias cearenses e três estrangeiras.

O convênio para a instalação da unidade da Fiocruz no Ceará foi assinado entre o Governo do Estado e a Fundação no dia 23 de junho deste ano. Em junho do ano passado, o Governador Cid Gomes criou por decreto o comitê de instalação da unidade da Fiocruz no Ceará, presidido pelo Secretário da Saúde, João Ananias Vasconcelos Neto. O decreto define as três áreas de atuação do núcleo: desenvolvimento de um pólo de indústria farmacêutica no Estado, produção de tecnologia em saúde, que inclui produção de equipamentos, e o fortalecimento da atenção básica em saúde. Em reunião nesta quinta-feira, 24, a Secretaria da Saúde do Estado envolveu a Fiocruz na Comissão Permanente de Ensino-Serviço (CIES Estadual). Para a coordenadora da Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, Lucia Arruda, “é fundamental envolver o máximo possível de instituições de pesquisa e ensino no processo de instalação da FIocruz no Ceará”.

O escritório da Fiocruz no Ceará, que funciona provisoriamente na Avenida Santos Dumont, 5753 – sala 1303, já realiza levantamentos e consultas para definir que tipos de laboratórios devem ser instalados na nova unidade e quais áreas de pesquisas deverão ser priorizadas. Essa definição é fundamental para orientar o projeto arquitetônico no núcleo cearense da Fiocruz e a oferta de vagas para pesquisadores em concurso que a Fundação está preparando.

Na área de ensino, está definido que a unidade da Fiocruz atuará na formação de professores na área da saúde da família, com a oferta de cursos de mestrado e doutorado. O curso de mestrado deverá abrir a primeira turma no segundo semestre de 2010, com 50 bolsas de estuda já prometidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação. O projeto do mestrado, que adotará o modelo de rede, reunindo instituições de ensino de toda a região, será enviado em março do próximo ano à Capes.
Para o curso de doutorado, a Fiocruz vai propor à Capes a ampliação do atual doutorado em Saúde Coletiva mantido em associação pelas universidades estadual e federal do Ceará, com a admissão da própria Fundação e da Universidade de Fortaleza como novos sócios e o aumento de 20 para 40 vagas. Há, também, estudos adiantados para oferta de curso de especialização para formar entomologistas e de curso de mestrado em Vigilância Sanitária.

Gerar e difundir conhecimento científico e tecnológico e ser agente de cidadania são finalidades da Fundação Oswaldo Cruz, vinculada ao Ministério da Saúde, a mais destacada instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina.
A Fiocruz abriga atividades que incluem o desenvolvimento de pesquisas, a prestação de serviços hospitalares e ambulatoriais de referência em saúde, a fabricação de vacinas, medicamentos, reagentes e kits de diagnóstico, o ensino e a formação de recursos humanos, a informação e a comunicação em saúde, ciência e tecnologia, o controle da qualidade de produtos e serviços e a implementação de programas sociais.

Atualmente, a Fiocruz tem unidades em Minas Gerais, Amazonas, Pernambuco, Paraná, Bahia e Distrito Federal e, além do Ceará, estão em implantação filiais no Mato Grosso do Sul, Rondônia e Piauí.