Sesa reforça atenção às gestantes para evitar eclâmpsia

18 de setembro de 2009 - 17:34

A Secretaria da Saúde do Estado reunirá no Dia Mundial do Coração gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) e profissionais de saúde para criar protocolo efetivo de atenção às gestantes portadoras de hipertensão arterial. O “I Fórum sobre Hipertensão e Gravidez: o que fazer na Atenção Primária” será realizado quinta-feira, 24, no Auditório Paulo Marcelo Martins Rodrigues, bloco didático da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, na Rua Prof. Costa Mendes, 1608, Porangabussu.

A Doença Hipertensiva Específica da Gravidez (DHEG) ou pré-eclâmpsia é um distúrbio obstétrico de causa ainda desconhecida, que afeta aproximadamente 5% das gestantes. Pré-eclâmpsia é um problema grave, marcado pela elevação da pressão arterial, que pode acontecer a qualquer momento da segunda metade da gravidez, ou seja, a partir de 20 semanas. Como ela reduz o fluxo de sangue para a placenta, é perigosa para o feto, restringindo o seu crescimento. Além disso, se a pré-eclâmpsia evoluir para a eclâmpsia, a pressão arterial da gestante subirá demais, colocando tanto a mãe quanto seu bebê em grande risco.

No Ceará há 1,5 milhão de portadores de hipertensão arterial, isoladamente ou associada à Diabetes Mellitus, na população maior de 18 anos. Essas duas patologias atingem crianças, jovens, adultos e idosos. Nas gestantes, a síndrome hipertensiva é a principal causa de morte materna.