Definida data de licitação do Hospital Regional Norte
16 de setembro de 2009 - 13:14
O Governador Cid Gomes definiu na última terça-feira, 15, que no dia 20 de novembro terá início do processo de licitação do Hospital Regional Norte. Será o maior hospital do Estado, com 269 leitos e capacidade para 1.170 internações por mês. O investimento é de R$133 milhões e 516 mil. Localizado em Sobral, vai atender a população de 1 milhão e 500 mil habitantes de toda a macrorregião norte, formada por 61 municípios. Dos 269 leitos, 10 são de UTI neonatal, 10 pediátricas, 20 para adultos e ainda 30 unidades de assistência semi-intensiva.
Com o novo hospital, que tem prazo de 18 meses para execução das obras, a população terá acesso a assistência especializada na própria região, sem necessidade de deslocamento para a capital. O serviço de urgência e emergência em clínica médica, pediatria e cirurgia é a grande porta de entrada do hospital. O foco desse serviço está no paciente vítima de trauma. A moderna unidade de imagens, com funcionamento 24 horas, inclui ressonância magnética, tomografia computadorizada, angiologia, endoscopia digestiva e respiratória, ultrassonagrafias.
A saúde da mulher terá espaço especial no Hospital Regional Norte. Na casa de Assistência à Saúde Reprodutiva da Mulher, responsável pela atenção aos casos de risco, serão oferecidos serviços de emergência obstétrica e também ambulatórios para gestantes de risco. O objetivo é assistir melhor a mulher e assim reduzir a mortalidade materna.
No Cariri, as obras do Hospital Regional estão em ritmo rápido. Há sete meses do início dos serviços, 40% já estão prontos. Lá são 209 leitos para atender a população de 1 milhão e 366 mil habitantes de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Icó, Iguatu e Brejo Santo com serviços especializados em diversas áreas, a exemplo da cardiologia, traumato-ortopedia, urologia, mastologia, gastroenterologia.
Além dos dois grandes hospitais regionais, o Programa de Expansão e Melhoria da Assistência no Interior, do Governo do Estado, inclui 21 policlínicas e 16 Centros de Especialidades Odontológicas. Todos são unidades regionais. 11 policlínicas estão em construção. Quatro CEOs estão em fase final de conclusão em Acaraú, Baturité, Juazeiro do Norte e Russas e 1 já será inaugurado no próximo dia 9 de outubro.
Será o CEO regional localizado em Ubajara.