Acupuntura: unidades do Estado fazem 375 atendimentos por mês

14 de setembro de 2009 - 17:40

Cinco médicos realizam mensalmente em Fortaleza 375 atendimentos em acupuntura na rede pública estadual de saúde. O Centro de Saúde do Meireles, na Avenida Antônio Justa, 3113, unidade da Secretaria da Saúde do Estado, atende por demanda espontânea até 250 pacientes por mês. No Hospital Geral César Cals e no Hospital Geral de Fortaleza os pacientes são encaminhados pelo posto de saúde da Prefeitura Municipal e ambulatórios especializados, após a primeira consulta clínica. No César Cals, cerca de 100 atendimentos mensais são realizados às terças e quintas-feiras, das 13 às 16 horas. No HGF, 25 pacientes são atendidos mensalmente às quartas-feiras. O tratamento pode durar até dois meses, com a realização de oito sessões de acupuntura.

Os benefícios da acupuntura têm sido demonstrados por pesquisas científicas que comprovam a eficácia no tratamento de vários problemas de saúde, como dores musculares, neuralgias e cefaléias, perturbações do sono, transtornos digestivos, respiratórios, circulatórios. A Organização Mundial de Saúde (OMS) lista mais de 68 tipos de doenças com indicação de acupuntura.

Em 1988, por meio de uma resolução, a acupuntura foi fixada para atendimentos nos serviços públicos de saúde. A partir de 1999 o Ministério de Saúde inseriu essa especialidade no Sistema Único de Saúde (SUS). Inicialmente, a prática era exercida apenas por médicos, mas hoje ela se estende à biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia e fonoaudiologia. Em 2006, portaria do Ministério da Saúde instituiu a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, que incluiu também no SUS a homeopatia, medicina chinesa acupuntura, uso de plantas medicinais e fitoterápicos. Hoje, são mais de 800 municípios brasileiros que oferecem algum tratamento pelo SUS em hospitais e postos de saúde. Segundo dados do Sistema de Informações Ambulatoriais, em 2007 foram realizadas 385.950 consultas em acupuntura no Brasil.

A Acupuntura é uma tecnologia de intervenção em saúde que aborda de modo integral e dinâmico o processo saúde-doença no ser humano, podendo ser usada isolada ou de forma integrada com outros recursos terapêuticos. Originária da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), a Acupuntura compreende um conjunto de procedimentos que permitem o estímulo preciso de locais anatômicos por meio da inserção de agulhas filiformes metálicas para promoção, manutenção e recuperação da saúde, bem como para prevenção de agravos e doenças. Achados arqueológicos permitem supor que essa fonte de conhecimento remonta há pelo menos 3.000 anos.