Mais 150 profissionais preparados para reduzir mortalidade materna

11 de setembro de 2009 - 14:07

A Secretaria da Saúde reforça o controle da mortalidade materna com a realização do Curso Básico em Atenção à Saúde da Mulher para 55 médicos, 55 enfermeiros e 40 dentistas da atenção básica dos sete municípios que compõem a 12ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRES de Acaraú). De 15 a 18 de setembro, no CVT de Acaraú, na Avenida João Jaime Ferreira Gomes, s/n, Centro, orientadores da Secretaria da Saúde capacitarão os 150 profissionais participantes em assistência ao pré-natal, prevenção de câncer de colo de útero e mama na gestante, planejamento familiar e parto humanizado.

Até o final do ano, o mesmo curso será levado às CRES de Juazeiro do Norte, Crato e Brejo Santo, que junto com a CRES de Acaraú apresentaram maior número de óbitos maternos em 2008. O curso também será ministrados aos profissionais das equipes de saúde da família da CRES de Quixadá, mas como estímulo e reconhecimento por não registrar óbito materno no ano passado.

Em 2007, o Ceará registrou 105 óbitos maternos. A Secretaria da Saúde estimulou a melhoria dos serviços prestados nos municípios e, em 2008, o número caiu para 99 óbitos. A meta da Secretaria da Saúde do Estado é reduzir em 50%, até 2010, a razão de mortalidade materna registrada em 2006, de 70,7 óbitos por 100 mil nascidos vivos. Causas obstétricas evitáveis são as principais responsáveis pelas mortes maternas. Quando diagnosticadas precocemente, a hipertensão, hemorragia e infecção não resultam em óbito materno. Essa realidade justifica o investimento contínuo em capacitação.

Ao mesmo tempo em que capacita profissionais, o Governo do Estado, através da Sesa, investe em obras de ampliação das salas de parto de hospitais de pequeno porte no Interior e em equipamentos. Reformou e ampliou salas de 12 hospitais. No mês passado liberou camas para parto, berços acrílicos e poltronas para acompanhantes desses  12 hospitais, um investimento de 585 mil e 728 reais. Os hospitais contemplados com os novos equipamentos foram dos municípios de Banabuiú, Choró, Deputado Irapuan Pinheiro, Ibaretama, Piquet Carneiro, Solonópole, Apuiarés, General Sampaio, São Luis do Curu, Umirim, Aiuaba e Catunda.