Instituições recebem apoio da Sesa para recuperar dependentes químicos

9 de setembro de 2009 - 19:44

 
A Secretaria da Saúde do Estado mantém convênio com quatro comunidades terapêuticas para o tratamento de dependentes químicos. Selecionados pelo Edital de Subvenção Social 2009, do Governo do Estado, o Desafio Jovem do Ceará, com 20 vagas, Associação Shalom de Promoção Humana (Volta Israel), com 20 vagas, Centro de Recuperação Leão de Judá, com 15 vagas para mulheres, e a Associação Comunitária Mãe da Divina Providência, em Jaguaruana, com 10 vagas, recebem pacientes encaminhados pelo Hospital de Saúde Mental de Messejana (HSMM) para o tratamento da dependência.

A política de saúde mental relativa à dependência química prioriza a promoção da saúde e a prevenção, através dos Centros de Apoio Psicossocial (CAPS álcool e drogas) e, na atenção básica, pela ação das equipes de saúde da família, que desenvolvem ações na comunidade, nas escolas e junto às famílias. O tratamento do dependente químico é preferencialmente ambulatorial, como forma de não reforçar a exclusão. O acompanhamento é feito tanto pelos CAPS AD como pelo HSMM, nos dois serviços do Núcleo de Atendimento ao Dependente Químico – a Unidade de Desintoxicação, com 20 leitos masculinos, e um Centro de Convivência Elo de Vida para dependentes químicos, com capacidade para 30 pacientes/dia.

As comunidades terapêuticas só recebem pacientes para tratamento voluntário. O Hospital de Saúde Mental de Messejana faz avaliação e encaminha o paciente, de acordo com o perfil apresentado. Quando há adesão do paciente, o tratamento é concluído em até seis meses.

O Governo do Estado garantiu também este ano apoio financeiro para a Fazenda da Esperança, comunidade terapêutica ligada à Igreja Católica e inaugurada em dezembro do ano passado em Sobral. A fazenda funciona na localidade de Lagoa Queimada, no distrito de Patriarca, e oferece 20 vagas para recuperação de dependentes químicos. O total de vagas garantidas pelo Governo do Estado nas comunidades terapêuticas saltou de 35 em 2008 para 85 este ano.