Hospital Regional do Cariri já está com 40% das obras prontas

9 de setembro de 2009 - 18:56

Há sete meses do início da construção, o Hospital Regional do Cariri já está com 40% das obras feitas. Foram iniciadas em fevereiro deste ano, num trecho que liga Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha, com o prazo de conclusão total de 18 meses. O Hospital Regional do Cariri, com 209 leitos, vai garantir à população de 1.366.709 habitantes de Juazeiro, Crato, Barbalha, Icó, Iguatu e Brejo Santo assistência especializada em diversas áreas da saúde. Destaques para a traumato-ortopedia, cardiologia, proctologia, urologia, mastologia e gastroenterologia.

O acolhimento e atendimento aos pacientes será feito por 1.115 profissionais. Desse total, 465 de nível superior e 650 de nível médio. Só médicos, serão 342. No HRCl, a população da região terá acesso a serviços que hoje, na rede pública, são oferecidos apenas na Capital. É o caso da ressonância magnética. Pelo Sistema Único de Saúde, somente o Hospital Geral de Fortaleza, unidade da rede estadual de saúde, faz esse exame. Outro importante serviço realizado pelo hospital é a tomografia computadorizada. Na relação de  serviços, estão incluídos ainda ultrasonografia geral, radiologia geral, endoscopia digestiva, endoscopia respiratória, ecocardiograma, eletrocardiograma, eletroencefalograma.

Dos 209 leitos, 87 são cirúrgicos, 87 clínicos, 20 de UTI para adultos e 15 semi-intensivos. O Hospital Regional do Cariri, previsto para ser concluído em 18 meses, contará com oito salas cirúrgicas, sendo quatro de média e alta complexidade. Nos leitos de urgência e emergência, dois são para ressuscitação, 15 para estabilização dos pacientes e 32 de observação. O consórcio das empresas Fujita/ Palmas é responsável pela construção.

O PERFIL DO HOSPITAL REGIONAL DO CARIRI

– População atendida:  Juazeiro do Norte, Crato, Icó, Iguatu, Brejo Santo, no total de 1.366.709 habitantes.

– Área construída: 27.126,47 metros quadrados.

– Valor da obra: R$44.224.380,76.

– Valor dos equipamentos: R$23.500.000,00

– Número de leitos
 Geral: 209
 Leitos cirúrgicos:87
 Leitos clínicos:87
 UTI adulto: 20
 UTI semi-intensiva: 15

– Especialidades:
  * Traumato-ortopedia vascular, cardiologia, proctologia, gastroenterologia, urologia, oftalmologia, mastologia, clínica médica.

– Serviços:
  * Ressonância magnética, radiologia geral, tomografia computadorizada, ultrassonografia geral, ultrasonografia intervencionista, endoscopia digestiva, endoscopia respiratória, ecocardiograma, eletrocardiograma, eletroencefalograma,litotripsia.

– Total de profissionais: 1.115
  Número de profissionais de nível superior: 465. Desse total, 342 são médicos.
  Número de profissionais de nível médio:  650