CEO Joaquim Távora e CEO Centro têm emergência 24 horas

8 de setembro de 2009 - 18:49

Três Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) da rede estadual de saúde funcionam na Capital. São o CEO Joaquim Távora, o CEO Centro e CEO Rodolfo Teófilo. No CEO Centro, que fica na Rua 24 de Maio, 288, e no CEO Joaquim Távora, Rua Monsenhor Bruno, 2570, funcionam o serviço de emergência 24 horas e realizam até 700 atendimentos por dia. Os CEOs são unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) de referência à atenção secundária em saúde bucal que oferecem serviços nas especialidades de dentística restauradora, endodontia, implantodontia, odontopediatria, ortodontia, periodontia, prótese dentária, cirurgia buço-dentária e radiologia, entre outras.

O CEO Centro oferece, ainda, serviço de estomatologia (câncer de boca) e é a única unidade da rede pública a oferecer serviço de ortodontia fixa, que utiliza aparelhos para a correção da posição dos dentes. Ainda este ano serão concluídas as obras de construção do centro cirúrgico, com sete leitos e duas salas. A aquisição dos equipamentos já está em fase de licitação. Será o primeiro centro cirúrgico em unidade de saúde bucal pública do Nordeste e a segunda do Brasil.

Para garantir serviço de referência em saúde bucal em todas as microrregiões de saúde, o Governo do Estado vai construir, até 2010, 16 novos CEOs em todo o Ceará. Cinco CEOs Regionais estão com as obras em fase de conclusão. Neste mês de setembro, estão previstas as inaugurações dos CEOs Regionais de Ubajara, Baturité e Acaraú. Depois virão os CEOs de Juazeiro do Norte e de Russas. Entre os serviços, estão próteses, ortodontia, periodontia, cirurgias e até diagnóstico do câncer de boca.  Em este mês mais sete CEOs regionais estarão em fase de concorrência pública. São os CEOs localizados em Cratéus, Itapipoca, Maracanaú, Quixeramobim, Limoeiro do Norte, Icó e Cascavel. Os novos CEOs terão capacidade de atender até 800 pacientes por mês e realizar mais de 3 mil procedimentos.