Sorrisos de crianças são recuperados em mutirão no Albert Sabin

2 de setembro de 2009 - 03:00

Sorrisos de 100 crianças serão recuperados de 4 a 8 deste mês, no Hospital Infantil Albert Sabin, unidade da rede estadual de saúde. Há três anos o HIAS realiza 60 cirurgias, em média, por mês, de fissuras labiopalatinas (lábio leporino). E agora recebe mais uma vez o reforço da Operação Sorriso.
Será a segunda vez que o programa vai ser realizado este ano no Ceará. Em maio a Operação Sorriso esteve no município de Barbalha. Na ocasião 61 pacientes foram examinados por voluntários e 38 pacientes receberam cirurgias reconstrutivas gratuitas. “A equipe é composta por voluntários, entre profissionais do próprio Albert Sabin, de diversos estados brasileiros e até de países como Rússia, Bolívia e Estados Unidos”, destaca Evelin Gondim, chefe do ambulatório do Hias e coordenadora estadual da ação.

A equipe médica da ação aqui em Fortaleza será composta por 19 profissionais, sendo 16 vindos especialmente para a missão (2 russos, 3 americanos, 1 boliviano e 6 de estados como Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro). A equipe de cirurgiões do Hias que vai participar ativamente do mutirão será formada pelos médicos Geraldo Sérgio Teixeira, Moacir Cimort e Francisco Teixeira, que já realizam estas cirurgias mensalmente no Hias. “Estamos preparados para atender cirurgicamente cerca de 100 pacientes, mas é importante destacar que os que não forem contemplados durante o programa deste ano serão  avaliados e cadastrados tanto para tratamento em futuros programas da Operação Sorriso quanto para atendimento no serviço de fissurados do Hospital Infantil Albert Sabin”, lembra Evelin Gondim.

Desde o início da Operação Sorriso, em 1997, já foram realizadas mais de 3.000 cirurgias em diversos estados brasileiros, como Ceará, Pará, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, Rio de Janeiro e Alagoas. Só no Ceará mais 96 pessoas voltaram a sorrir após o programa de 2008. A operação é relativamente rápida, em média uma cirurgia no lábio demora em torno de 45 minutos e na manhã após a cirurgia o paciente está liberado para retornar para casa.

Atualmente a Organização Mundial da Saúde aponta 300 mil casos de brasileiros portadores de fissuras labiopalatinas no território nacional – 1 a cada 650 crianças nascidas no Brasil. O lábio fissurado e/ou a fenda palatina são aberturas no lábio, palato ou tecido mole da parte posterior da boca. A causa exata desse problema ainda é desconhecida, mas esse é um defeito congênito em uma etapa inicial do desenvolvimento do embrião.

As conseqüências da fissura lábio-palatal na vida de uma criança vão além da estética, podem causar problemas auditivos, infecções crônicas, má nutrição, má formação da dentição e dificuldades no desenvolvimento da fala. Frequentemente observa-se o abandono escolar e a baixa da autoestima,  ocasionando também problemas psicológicos.

Serviço:
Operação Sorriso do Brasil
Dias de seleção dos pacientes: 1º e 02 de setembro
Dias das cirurgias: 04 a 08 de setembro
Local: Hospital Infantil Albert Sabin (Rua Tertuliano Sales, 544, Bairro Vila União – Fortaleza / Ce)
Horário: a partir das 8h
Telefone para informações: (85) 3101-4214 (serviço social) 
Contatos para entrevistas: Evelin Gondim, chefe do ambulatório do Hias (85) 8853-2154

Não é necessário fazer pré-inscrição para pleitear a cirurgia, apenas comparecer ao hospital no dia do exame e seleção dos pacientes, 1º e 02 de setembro.

MAIS INFORMAÇÕES
Assessoria de Comunicação do HIAS
(85) 3101-4195 | 8603-1819
www.hias.ce.gov.br