Caminhoneiros são alertados sobre aids em Tabuleiro

2 de setembro de 2009 - 17:23

Os caminhoneiros que vão participar do XVII Festival dos Caminhoneiros de Tabuleiro do Norte, nos dias 6, 7 e 8 de setembro, vão ser alertados sobre os cuidados com a aids. Em apoio ao Grupo de Apoio à Prevenção à Aids (Gapa Ceará), a Secretaria da Saúde do Estado distribuirá camisetas e flanelas, com o alerta “Evite acidentes – use camisinha”. Conhecida nacionalmente como cidade do caminhoneiro, Tabuleiro do Norte realiza anualmente o festival, apontado como o maior do Norte e Nordeste.

De acordo com boletim da Sesa, cresce o número de municípios do interior do Estado com casos notificados de Aids. Apenas 11 dos 184 municípios não notificaram casos. Essa expansão ressalta a necessidade de um trabalho contínuo, não só nos grandes centros, com maior número de casos, mas também nas pequenas cidades do interior, envolvendo técnicos e profissionais de saúde da atenção básica, para o diagnóstico precoce e acompanhamento, a notificação com qualidade e o aperfeiçoamento do trabalho de monitoramento da evolução do HIV/Aids no Estado.

Desde 1983, ano de registro do primeiro caso de Aids no Ceará, até dezembro de 2008 foram notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) 8.272 casos, sendo 29,4% em mulheres. Nos últimos sete anos (2001 a 2007) foram notificados, em média, 629 casos novos por ano. Em 2007 houve registro de 581 casos, com taxa de incidência de 7,0 casos por 100 mil habitantes.