Curso orienta sobre projetos para unidades de saúde

29 de agosto de 2009 - 00:18

A Secretaria da Saúde do Estado vai capacitar arquitetos e engenheiros na elaboração de projetos, operação e avaliação de unidades de saúde. Nos dias 2 e 3 de setembro será realizado o curso “Legislação sobre Projetos Físicos de Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS)”, promovido pela Agência Nacional de Saúde (Anvisa) e Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar (ABDEH). O curso acontecerá no Auditório Waldir Arcoverde, da Sesa, na Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema, das 8 às 18 horas, e será focado na Resolução RDC 50, do Ministério da Saúde, que estabelece critérios específicos para os projetos arquitetônicos de hospitais e unidades de saúde.

Toda edificação destinada à prestação de assistência à saúde da população, como hospitais, clínicas e centros de saúde, que for construído, reformado ou ampliado deve se adequar à RDC 50. O curso oferecido pela Secretaria da Saúde contempla em seu programa o histórico do planejamento físico em saúde; a legislação aplicável, com objetivos, abrangência e metodologia; o processo de planejamento, programação e projeto, identificando etapas e produtos; as tipologias existentes e unidades funcionais do EAS; as instalações prediais: ordinárias e especiais e os materiais de acabamento.

O curso é direcionado aos profissionais que se relacionam a área hospitalar como arquitetos, engenheiros, enfermeiros, médicos, farmacêuticos, outros profissionais da saúde, administradores hospitalares, gestores, planejadores e executores de obras de EAS e analistas de projetos na área da Saúde (profissionais das vigilâncias sanitárias estadual e municipais). Serão instrutores a arquiteta Regina Maria Gonçalves Barcellos, Coordenadora de Infraestrutura em Serviços de Saúde da Anvisa, e o engenheiro mecânico Sandro Martins Dolghi, Assessor Técnico da Coordenação de Infraestrutura em Serviços de Saúde da Anvisa.