Saiba quando ligar para o 192 do SAMU Litoral Leste

20 de agosto de 2009 - 17:31

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU Litoral Leste iniciou levantamento para identificar, por município, as causas mais freqüentes de chamadas do serviço. O levantamento já constatou que grande parte da população ainda não sabe como funciona o SAMU. Muitos moradores dos 14 municípios atendidos pelo SAMU Litoral Leste ainda ligam para os hospitais ao invés da ligação imediata para o telefone 192 em casos de urgência.

Em um número significativo de casos de urgência médica, a primeira chamada é feita para o hospital do município, que então aciona o SAMU. Essa triangulação de chamadas representa prejuízo para o paciente a ser atendido, principalmente por uma demora desnecessária no atendimento, o que seria evitado caso o serviço fosse acionado diretamente pelo 192. O SAMU atende ocorrências de urgência médica nas ruas, no trabalho e nas residências.

Com sede no município de Eusébio, o SAMU Litoral Leste atende a uma população de 514 mil habitantes dos municípios de Aquiraz, Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Fortim, Aracati, Icapuí, Itaiçaba, Itaitinga, Horizonte, Pacajus, Chorozinho e Ocara, além do município sede. São 14 municípios assistidos em trechos das rodovias CE 040, BR 16 e CE 122. Em sua estrutura, o SAMU Litoral Leste conta com 14 viaturas, sendo 12 de suporte básico e duas UTIs móveis. Nesses veículos trabalham equipes com motorista e auxiliar de enfermagem socorrista (suporte básico) e com médico, enfermeiro e motorista capacitado em primeiros socorros (UTI móvel).

Desde a sua implantação, o SAMU Litoral Leste realiza atendimentos de naturezas diversas, como a vítimas de acidentes de trânsito, de ferimentos por arma de fogo, de ferimentos por armas brancas, de quedas, de choque elétrico, de afogamento e de intoxicação. Atende, ainda, pacientes vítimas de infarto agudo do miocárdio, de AVC (Acidente Vascular Cerebral) e crises convulsivas e realiza atendimento pré-hospitalar de pacientes com insuficiência cardíaca e crise diabética.

O SAMU também é acionado para a realização de atendimento pré-hospitalar de casos gineco-obstétricos, como trabalho de parto e aborto; atua no atendimento médico pré-hospitalar de urgências psiquiátricas; efetua transferências hospitalares de pacientes graves que necessitam de remoção em UTI móvel entre os municípios conveniados e Fortaleza.