Hospital de Messejana capacita médicos para o implante do “coração artificial”

18 de agosto de 2009 - 17:34

 
Nos dias 21 e 22 de agosto, o Hospital de Messejana realiza o V Workshop de Transplante Cardíaco e Suporte Circulatório Mecânico. Profissionais da área da cardiologia do Brasil e do Exterior, serão capacitados para o transplante cardíaco e implante do suporte circulatório mecânico, mais conhecido como “coração artificial”. O evento será um ponto de encontro dos melhores especialistas do ramo.
 
Este ano, a programação inclui uma reunião oficial da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular que tratará sobre a necessidade de incluir o implante de corações artificiais no rol dos procedimentos pagos pelo SUS. Nessa reunião, estarão presentes representantes do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Cardiologia e da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO).
 
O Workshop será ministrado nos auditórios e no Centro de Pesquisas Experimentais do Hospital, onde no sábado, dia 22, às 10h, os ”corações artificiais“ serão implantados em suínos. Os procedimentos serão transmitidos simultaneamente para os auditórios. Os participantes vão conhecer as principais indicações do coração artificial, fazer a análise de casos e conferir as últimas técnicas de implante realizadas em países que se destacam na área, como Alemanha e EUA.
 
Após o IV Workshop realizado em janeiro de 2008, equipes do Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal também começaram seus programas de coração artificial. No Hospital de Messejana, os 3 pacientes que usaram o coração artificial como ponte para transplante conseguiram aguardar o aparecimento de um coração compatível e foram transplantados com sucesso: 2 deles estão com 9 meses de sobrevida e o outro faleceu após 60 dias em decorrência de complicações relacionadas ao transplante cardíaco.
No ano passado, o Ceará foi o estado que mais realizou transplante cardíaco por milhão de habitantes no Brasil, fato que se repetiu no primeiro semestre desse ano.
 
Projeto Coração Artificial
O Programa Coração Artificial do Hospital de Messejana é um estudo que inclui a utilização de dispositivos de assistência ventricular como suporte circulatório mecânico em pacientes da lista de espera para transplante cardíaco, que se encontram em grave estado de saúde, a ponto de não poder esperar pela doação de um órgão.
 
Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes
O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes é uma unidade terciária especializada no diagnóstico e tratamento de doenças cardíacas e pulmonares, dispondo de todos os procedimentos de alta complexidade nestas áreas e destacando-se no transplante cardíaco de adultos e crianças.  A instituição é gerenciada pela Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA) e atende pacientes dos 184 municípios do Ceará e das regiões Norte e Nordeste do país.
 

MAIS INFORMAÇÕES:
Assessoria de Imprensa do Hospital de Messejana
Stella Magalhães
Contato: (85) 3101-4092
www.hm.ce.gov.br