Intercâmbio leva residentes ao hospital do Plantão Médico da tevê

17 de agosto de 2009 - 17:22

A Residência em Medicina de Emergência da Secretaria da Saúde do Estado inicia neste mês intercâmbio que levará os residentes aos serviços de emergência de hospitais dos Estados Unidos para aprender novas técnicas de atendimento de emergência. As duas primeiras residentes a participar do intercâmbio trabalharão nos meses de agosto e setembro no Hospital de Nova York. No próximo ano, mais dois residentes passarão dois meses no hospital Cook County, de Chicago, onde era gravado o seriado de tevê norte-americano ER – Plantão Médico no Brasil.

O Ceará é o primeiro Estado do Norte e Nordeste e o segundo do Brasil a oferecer Residência em Medicina de Emergência. O curso conta atualmente com oito residentes. A primeira turma concluirá o curso em 2010. Todo ano são oferecidas seis novas vagas. No País, fora o Ceará residência nessa área é oferecida somente no Rio Grande do Sul. A residência tem duração de três anos. Qualificar e humanizar ainda mais os profissionais são os principais objetivos. Tudo planejado para melhorar o atendimento aos pacientes em casos de emergência.

A Residência vai formar médicos para atender todo tipo de emergência, desde infarto do miocárdio até politraumatismo. Como, normalmente, o atendimento de urgência e emergência é pulverizado nas unidades de saúde, o médico formado nessa Residência específica terá condições de fazer o atendimento completo, onde quer que ele esteja, independente da patologia.

Para cobrir os diversos casos de emergências, a Residência será realizada em unidades de saúde com perfis específicos – Instituto Dr. José Frota (IJF), para traumas e causas externas; Hospital de Messejana, para cardiologia; Hospital de Saúde Mental, para psiquiatria; Hospital São José, para infectologia; Hospital César Cals, para gineco-obstetrícia; Hospital Geral de Fortaleza, para casos clínicos; e Hospital Infantil Albert Sabin, para pediatria. Com o intercâmbio, os residentes ganham agora a oportunidade de ampliar seus conhecimentos em práticas adotadas em outros países.