Sesa orienta sobre ambientes arejados para proteger contra gripe

14 de agosto de 2009 - 17:26

Para despertar e reforçar atitudes e hábitos saudáveis, a Secretaria da Saúde do Estado elabora e divulga nota que alerta a população sobre a necessidade de  manter os ambientes de escolas, empresas, transportes e espaços de uso coletivo mais protegidos das doenças respiratórias, em especial  a nova gripe, a influenza A (H1N1). Abrir as portas e janelas pelo menos durante 1 hora por dia para renovar o ar do ambiente é uma das recomendações. Na nota, a Secretaria da Saúde observa que nos ambientes refrigerados, sem portas e janelas, deve funcionar sistema de exaustor para renovação do ar. Em ambientes coletivos, como ônibus e banheiros, a limpeza deve ser feita diariamente. Para cada litro de água, deve ser adicionada uma colher de sopa de água sanitária.

A nota alerta para cuidados básicos de higiene já bastante lembrados depois do surgimento do vírus H1N1. Um deles é a higienização das mãos com água e sabão antes das refeições, antes de tocar olhos, boca e nariz e após tossir, espirrar ou usar o banheiro.  Outra dica: evitar tocar olhos, nariz e boca após contato com objetos que podem estar contaminados, sem antes ter lavado as mãos, como maçanetas, telefones, corrimão, relógio de ponto e superfícies lisas, que devem ser limpas com frequência. Mais um lembrete muito  divulgado com a chegada do vírus H1N1 é não compartilhar  alimentos, copos, canudos, toalhas e outros objetos de uso pessoal.

O coordenador de promoção e proteção à saúde da Secretaria da Saúde do Estado, Manoel Fonseca, reforça que “o objetivo da nota é colaborar para a ampliação da consciência sanitária”. Ele observa que tudo que está destacado na nota técnica vale para uma rotina saudável no dia a dia, que precisa ser reforçado em tempos de influenza A (H1N1). Os cuidados ajudam a reduzir riscos de contaminação. Até hoje, 14 de agosto, há 55 casos confirmados da doença no Ceará. Nenhuma morte.

Ver nota técnica: manter ambientes arejados para proteção contra influenza A (H1N1), na íntegra.