Sesa reforça prevenção a aids nas Olimpíadas Universitárias

13 de agosto de 2009 - 18:36

A Secretaria da Saúde do Estado participa da quinta edição das Olimpíadas Universitárias Brasileiras, que será realizada em Fortaleza, desta sexta-feira, 14, a 23 de agosto. Uma equipe de profissionais do Núcleo de Prevenção de Agravos da Sesa vai orientar, educar, distribuir preservativos e fortalecer as ações de prevenção das DST/Aids e outras doenças, como tuberculose e hanseníase, das 11h30min às 15 horas e de 18 às 21 horas em stand montado no Mucuripe Club, na Travessa Maranguape, 108, Centro. Lá será realizada a programação cultura das Olimpíadas Universitárias.

Nos dias 16 (às 12h30min e 19h30min), 17 (às 20 horas) e 20 (às 19h30min) acontecerão as apresentações da peça Nas Garras do Capa Bode, do dramaturgo José Mapurunga, que faz parte do projeto Teatro de Rua Contra a Aids, da Secretaria da Saúde. No stand da Sesa serão promovidas, ainda, rodas de conversa com o tema da prevenção das DST/Aids. Durante os jogos serão distribuídos 12 mil preservativos entre atletas e o público.

No dia 17, segunda-feira, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a Secretaria da Saúde apresentarão o manual Unidos para a Prevenção do HIV e AIDS/SIDA, direcionado à comunidade esportiva. A apresentação acontecerá no Hotel Mareiro, na Avenida Beira Mar, 2380, Meireles, a partir das 8h30min, e reunirá técnicos esportivos, professores de educação física, dirigentes de clubes esportivos e profissionais da área de esporte e atletismo. A publicação, produzida pelo Comitê Olímpico Internacional em parceria com o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre o HIV/AIDS/SIDA (UNAIDS) e traduzido pelo COB, reúne informações sobre a doença, as implicações no esporte e reflexões para técnicos, treinadores e atletas.

As Olimpíadas Universitárias acontecem anualmente, com etapas estaduais e nacionais para atletas entre 18 e 28 anos. A edição deste ano reunirá mais de 3 mil participantes dos 26 estados do Brasil e do Distrito Federal. Os representantes de 400 Instituições de Ensino Superior (IES) competirão em cerca de 15 instalações esportivas nas oito modalidades do programa (atletismo, basquete, futsal, handebol,judô, natação, vôlei e xadrez). Pela primeira vez, Fortaleza será sede do maior evento esportivo acadêmico do País.