Obstetras são atualizados para evitar mortes de gestantes pela nova gripe

13 de agosto de 2009 - 03:00

Com a preocupação de evitar e reduzir óbitos de mulheres grávidas e bebês, a Secretaria da Saúde do Estado reúne 200 médicos, todos obstetras, de hospitais e maternidades da rede SUS e particulares no dia 15 deste mês. Participarão do “Seminário sobre os cuidados com as grávidas e os recém-nascidos contra a influenza A (H1N1)”, das 8 às 12 horas, no hotel Mareiro, Avenida Beira-Mar, 2380.

Por que focar, nesse momento, nos obstetras a atualização no diagnóstico e tratamento da nova gripe? Dados do Ministério da Saúde mostram que de 192 óbitos confirmados no País, 28 eram de mulheres grávidas. Isso representa 14,5% do total de mortes no Brasil, provocadas pelo vírus H1N1. Ou seja, a gravidez é um dos principais fatores de risco.

No Ceará, até hoje, 13 de agosto, não há confirmação de óbito. Existem 50 casos confirmados da doença pelo laboratório Evandro Chagas, em Belém, referência do Ministério da Saúde para todos os Estados do Norte e Nordeste. Dos 50 casos, 46 pessoas ficaram doentes na Capital e os outros quatro casos foram em Quixadá, município do Sertão Central.          

A Sesa já vem preparando desde o mês de maio, através de seminários e treinamentos, profissionais de saúde de diferentes áreas e especialidades de hospitais, porto, aeroporto, vigilâncias epidemiológicas dos municípios contra a influenza A (H1N1). Uma vez por semana publica no site (www.saude.ce.gov.br) nota técnica, com dados atualizados no Estado.    

> Clique aqui para ver nota técnica (12.08.2009)


> Clique aqui para ver o boletim eletrônico epidemiológico do Ministério da Saúde (11.08.2009)

> Clique aqui para ver o Informe técnico sobre influenza A (H1N1) aos diretores de estabelecimentos de ensino.

> Clique para ver perguntas e respostas sobre a Influenza A (H1N1) – Ministério da Saúde

> Aulas e apresentações