Oficina prepara para o tratamento de intoxicação por animais peçonhentos

12 de agosto de 2009 - 03:00

Médicos e enfermeiros dos hospitais polos, Programa Saúde da Família, Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (SAMUs), hospitais de referência e centrais de regulação serão preparados pelo Núcleo de Atenção à Urgência e Emergência da Secretaria da Saúde do Estado no tratamento inicial das vítimas de acidentes com animais peçonhentos. Realizada em quatro datas, a Oficina de Tratamento Inicial Descentralizado do Paciente Intoxicado, Vítima de Acidente com Animais Peçonhentos e Prevenção de Agravos treinará médicos nos dias 17 e 21 de agosto e enfermeiros nos dias 28 e 31 de agosto. A oficina será ministrada pelo médico e coordenador do CIAT/HGF, Ambrósio Guimarães, a partir das 8 horas, no Auditório Waldir Arcoverde, da Secretaria da Saúde, na Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema.

No Ceará, os escorpiões ainda lideram a lista de animais peçonhentos que mais fazem vítimas, seguido das cobras e aranhas. Entre as aranhas, uma em especial tem feito muitas vítimas que muitas vezes sequer são diagnosticadas. Trata-se da Aranha Marrom, uma pequena aranha de aparência inofensiva que fica escondida atrás de quadros, de móveis e que quando ataca provoca lesões na pele, podendo levar até a morte caso a vítima não seja tratada rapidamente.

Criado em novembro de 2005, o Centro de Informação e Assistência Toxicológica Estadual funciona dentro do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e tem como objetivo promover diagnósticos mais precisos nos casos de intoxicação aguda e fazer os registros de intoxicação no Estado. Em 2008, o Ceará registrou 1.269 casos de acidentes por animais peçonhentos.