Terapias nutricionais ajudam a recuperação dos pacientes do HM

7 de agosto de 2009 - 17:09

Visando otimizar a recuperação dos pacientes do Hospital de Messejana através das terapias nutricionais inovadoras e quem vêem apresentando bons resultados, nos próximos dias 21 e 22 de agosto, o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes realiza o III Módulo do I Curso de Nutrieconomia, uma realização do Hospital patrocinada Nestlé, com o apoio da Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral.

No dia 21, às 19h, no auditório D, o médico Marcus Aurélio Ogando (SP), intensivista e nutrólogo e especialista em nutrição enteral e parenteral, ministra palestra sobre o dia-a-dia nas UTI´s – “O que fazer para otimizar a indicação da terapia nutricional e apresentar resultados”.

O tema “Indicadores em Saúde” será destrinchado pela médica Valéria Abrão (RJ) no dia 22, às 9h, no auditório D. Valéria também é intensivista e nutróloga, especialista em nutrição enteral e parenteral e chefe de várias equipes multidisciplinares no Rio de Janeiro.  A proposta da palestra é explicar como oferecer aos pacientes o melhor tratamento nutricional de forma racional, otimizando a recuperação.

O I Módulo do Curso de Nutrieconomia, abordou a diminuição do tempo de jejum no pré e no pós-operatório. O Protocolo ACERTO desenvolvido pelos médicos Aguilar e Cervantes, que ministraram o módulo, tem o objetivo de diminuir o tempo de jejum desnecessário, viabilizando a recuperação e a alta hospitalar do paciente em menos tempo. “A proposta do ACERTO é alimentar o paciente duas horas antes do procedimento e realimentá-lo o mais rápido possível”, explica a Lia Fontenele, gerente da Unidade  de Nutrição do HM. O ACERTO é mundialmente conhecido e já é implementado em hospitais da Europa e EUA. O protocolo ACERTO foi desenvolvido pelos médicos Aguilar e Cervantes no Hospital Universitário do Mato Grosso e já é utilizado em pacientes que são submetidos a cirurgias gástricas de grande porte no hospital.

Atualmente, o Hospital de Messejana está criando indicadores para verificar o tempo de jejum dos pacientes da Cirurgia Torácica. A meta em utilizar o Protocolo ACERTO para viabilizar a rápida recuperação dos pacientes.

Stella Magalhães
Assessora de Comunicação do Hospital de Messejana

SERVIÇO:

III Módulo do I Curso de Nutrieconomia
Inscrições na Unidade de Gestão de Pessoas
Tel.: (85) 3101- 4159