Carro fará coleta de leite em casa e atenderá mães doadoras

5 de agosto de 2009 - 14:34

O telefone 0800 286 5678, criado há dois anos, é a linha direta entre as mães doadoras e o banco de Leite Humano do César Cals, hospital da rede estadual. Sem pagar nada, a ligação é o meio mais fácil para as mães, que desejam doar, entrar em contato com o hospital. Além das doações, pelo telefone as mães tiram dúvidas e recebem orientações sobre o aleitamento. Agora o banco de leite do Hospital César Cals recebe um reforço. Nesta sexta-feira, 7, às 9 horas, a Secretaria da Saúde do Estado fará a entrega de um carro, que será utilizado somente nas atividades e ações do banco de leite. O carro é de fácil identificação porque tem adesivos nas portas e na parte de trás, com o número 08002865678. A entrega do veículo faz parte da programação da Semana Mundial de Aleitamento Materno.

Segundo a coordenadora do banco de leite, Rejane Santana, com o novo veículo profissionais do hospital irão até a casa das mães doadoras para fazerem acompanhamento da saúde delas e de todo o processo de aleitamento. Em casa, as mães ficarão sabendo como fazer a retirada do leite e como fazer o armazenamento em depósitos. Rejane Santana destaca que com o carro também será possível a realização do trabalho integrado com os postos de saúde, com divulgação, promoção e estímulo à amamentação e à doação de leite.

O Banco de Leite Humano do HGCC é um dos maiores do Estado Ceará e, no momento, atende a cerca de 70 crianças, por isso a necessidade diária de 10 litros de leite. Qualquer mãe, que estiver amamentando e tem excesso de leite, pode doar. Quando isso acontece, os bebês da UTI têm mais chance de recuperação e o tempo de internação pode diminuir pela metade. Logo, é de grande importância que as mães possam se conscientizar e doar leite, pois é uma ação que salva a vidas. Atualmente, o César Cals conta com 30 mães doadoras. O banco de leite funciona todos os dias da semana, de 7 da manhã até às 19h. Em todo o Ceará, existem seis bancos de leite humano.