Dia de Controle ao Colesterol orienta sobre riscos de doenças cardiovasculares

4 de agosto de 2009 - 19:12

A Secretaria da Saúde do Estado se integra às atividades do Dia Nacional de Controle do Colesterol, em 8 de agosto, para esclarecer a população sobre a importância do controle do colesterol na prevenção das doenças cardiovasculares. Na sexta-feira, 7 de agosto, o Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH), na Rua Silva Paulet, 2406, Aldeota, realiza um dia de atividade educativa. No sábado, 8 de agosto, a campanha vai aos supermercados de Fortaleza, onde haverá verificação de pressão arterial e orientação sobre o controle do colesterol. Na segunda-feira, 10 de agosto, será ministrada a tele-aula “Dislipidemia: o que fazer na Atenção Primária de Saúde”, dirigida aos profissionais de saúde de 98 municípios, através do Telessaúde.

Cerca de 40 milhões de brasileiros têm colesterol alto, mas apenas 200 mil estão em tratamento. O colesterol é um dos principais fatores de risco para doenças do sistema cardiovascular. Os outros são o tabagismo, diabetes, hipertensão e sedentarismo. Atualmente, o colesterol é responsável por quase 8% das mortes causadas por doenças não-transmissíveis, o que representa cerca de 4,5 milhões de pessoas em todo o país.

O colesterol é um tipo de gordura produzida pelo fígado. Ele também está contido em determinados alimentos, como ovos, carnes e derivados de leite. Quando o indivíduo ingere esses alimentos, a taxa de colesterol em seu sangue aumenta. O colesterol é transportado no sangue pelas lipoproteínas. A porção do colesterol LDL (lipoproteína de baixa densidade) transporta o colesterol para o organismo. A porção do colesterol HDL (lipoproteína de alta densidade) remove o colesterol da corrente sanguínea.

O acúmulo de colesterol pode ser depositado nas artérias, tornando-as mais estreitas. A alta quantidade de colesterol nas paredes de uma artéria pode entupi-la, obstruindo o fluxo sanguíneo. Se uma artéria que fornece sangue ao coração entupir, a pessoa pode ter um ataque cardíaco. Se for uma artéria que fornece sangue ao cérebro, pode ocasionar um derrame. O melhor nível de colesterol total é abaixo de 200. Se estiver entre 200 e 239, a pessoa corre risco de ter ataque cardíaco ou derrame. Já os níveis de 240 0u superiores significam aumento de risco de doença cardíaca.

Os níveis de colesterol podem ser reduzidos pela alimentação saudável. A boa alimentação recomenda frutas e verduras, peixe grelhado ou assado e frango sem pele, cortes magros de carnes vermelhas e em menor quantidade, alimentos ricos em fibras, como aveia, pães integrais e maçãs. Deve-se evitar frituras e limitar a ingestão de gorduras saturadas, como gordura de derivados de leite, e os alimentos ricos em colesterol, como gema de ovo e fígado.