Mãe e filho vestem camisa do aleitamento materno em Baturité

31 de julho de 2009 - 16:39

A cena mais comum hoje, 3, pela manhã em Baturité foi a de filhos sendo alimentados com leite materno. Foi, na sede da CRES de Baturité, durante a abertura da Semana Mundial do Aleitamento Materno feita pela Secretaria da Saúde do Estado em parceria com a Secretaria de Saúde do Município. No mundo a semana ocorre de 1 a 7 de agosto. No Ceará, a programação vai além de uma semana. Só termina dia 28, com o mesmo slogan do Ministério da Saúde – “Amamentação em todos os momentos. Mais saúde, carinho e proteção”.

Baturité tem uma das menores taxas de mortalidade infantil do Estado. Lá, de mil crianças nascidas vivas, 5.6 morrem antes de completar 1 ano de vida. No Estado, a taxa média de mortalidade infantil está em 16.1 por mil nascidos vivos. Outro indicador de saúde da criança que o município se destaca é o de aleitamento materno. De cada 100 bebês com quatro meses de vida 78 são alimentados exclusivamente do leite das mães. No Ceará, a média de aleitamento, considerada alta em relação a muitos estados, é de 70%. Fica em Baturité também o primeiro hospital amigo da criança. O hospital pólo José Pinto do Carmo, que recebe investimento mensal do Governo do Estado, foi o pioneiro. Hoje há 30 hospitais no Estado cumprindo os 10 passos do aleitamento materno.
         
A programação da Secretaria da Saúde do Estado está cheia de mobilizações de incentivo ao aleitamento em espaços públicos, shoppings e oficinas e cursos. No Dia Mundial da Saúde, 5 de agosto, quarta-feira, das 10 às 16 horas, quem circular pelo Shopping Benfica assistirá no segundo piso a vídeos que mostram os benefícios do leite materno. Só para se ter uma idéia do poder do leite das mães, ele reduz pela metade o tempo de internação de bebês em UTIs. E para aumentar a doação de leite  humano e também acompanhar a saúde das doadoras em casa e nas unidades de saúde, a Secretaria da Saúde entregará sexta-feira, 7, às 9horas, ao banco de leite do Hospital César Cals um veículo. No carro, em destaque o número do disque alimentação, o 08002865678. A ligação é gratuita.

PROGRAMAÇÃO


3 de agosto de 2009 às 9 horas na Sede da CRES Baturité

– Abertura da  Semana Mundial e Estadual do Aleitamento Materno na Regional de Baturité
Local – Auditório da CRES/ Baturité na av. Francisco Braga Filho, 1015, bairro Conselheiro Estelita

4 e 5 de agosto de 2009 no Hospital Geral César Cals – Módulo I
– Oficina Introdutória do Aleitamento Materno – Rede Amamenta Brasil: 8h às 17h

5 de agosto – Mobilização no Shopping Benfica de 10 às 16 horas

7 de agosto às 9 horas – Entrega do Carro ao Banco de Leite Humano do Hospital Geral César Cals


10 a 14 de agosto no Hotel Mareiro – Módulo II

– Oficina para formação de tutores de Rede Amamenta Brasil – Ceará –

24 a 28 de agosto no Hotel Mareiro

– Curso de Banco de Leite Humano – Ministério da Saúde – 40h