Encontro discute Bolsa Família e alimentação saudável

27 de julho de 2009 - 18:30

A Secretaria da Saúde do Estado reunirá na quinta e sexta-feira, dias 30 e 31 de julho, 100 coordenadores municipais de Alimentação e Nutrição para discutir a implementação no Ceará do Guia Alimentar para a População Brasileira e avaliar as ações de alimentação e nutrição no Programa Bolsa Família. O III Encontro Estadual das Coordenações Municipais de Alimentação e Nutrição na Rede SUS será realizado no Hotel Mareiro, na Avenida Beira Mar, 2380, Meireles, das 8 às 17 horas, e trará a Fortaleza técnicos da Coordenadoria Geral de Política de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde (CGPAN/MS).

Das 911.921 famílias beneficiárias do Bolsa Família no Ceará, 768.967 têm o perfil saúde, aquelas com crianças até 7 anos e mulheres em idade fértil. O compromisso do SUS com as famílias do Programa Bolsa Família é prestar serviços de atenção básica com vistas a garantir o cumprimento do calendário de vacinação, o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança, o seguimento de consultas de pré-natal da gestante e da assistência pós-parto e a realização da vigilância nutricional.

As famílias beneficiárias do programa devem cumprir as condicionalidades, compromissos nas áreas da Educação, da Saúde e Assistência Social assumidos pelas famílias e que precisam ser cumpridos para que elas continuem a receber o benefício. Na área da saúde, as condicionalidades exigem o acompanhamento do calendário vacinal e do crescimento e desenvolvimento para crianças menores de 7 anos, pré-natal das gestantes e acompanhamento das nutrizes na faixa etária de 14 a 44 anos. As condicionalidades responsabilizam de forma conjunta os beneficiários e o poder público, que deve identificar os motivos do não-cumprimento das condicionalidades e implementar políticas públicas de acompanhamento para essas famílias.

No Ceará, 76,93% das famílias com perfil saúde são acompanhadas. É o terceiro melhor índice em todo o país, menor apenas que os registrados no Rio Grande do Norte (77,69%) e Piauí (77,53%). Das famílias com perfil saúde beneficiárias do Bolsa Família no Ceará, 589.874 cumpriram totalmente as condicionalidades, 9.557 cumpriram parcialmente e apenas 67 deixaram de cumprir.

O Guia Alimentar é um instrumento oficial do Ministério da Saúde que define as diretrizes alimentares para serem utilizadas na orientação de escolhas mais saudáveis de alimentos pela população brasileira. Baseado no cenário epidemiológico atual (transição epidemiológica e nutricional), nas evidências científicas bem como na responsabilidade governamental em promover a saúde e incorporar as sugestões da Estratégia Global da Organização Mundial de Saúde (OMS), o guia tem o propósito de contribuir para a orientação de práticas alimentares que visem a promoção da saúde e a prevenção de doenças relacionadas à alimentação. O guia também está baseado na preocupação com relação deficiências de ferro e vitamina A, bem como o aumento da resistência imunológica relacionadas com as doenças infecciosas.

30 de julho de 2009

9h –
Informes sobre encontro nacional;

8h30min –
SISVAN WEB e Bolsa Família: como operacionalizar – Célio Luís Cunha, técnico da CGPAN/MS

11h –
Guia Alimentar da População Brasileira como Instrumento para Promoção da Alimentação Saudável: Ana Cavalcante, técnica da Coordenadoria Geral da Política de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde – CGPAN/MS

12h –
Almoço

13h –
Atividade de  grupo para discussão de estratégias de implementação do Guia Alimentar para a População Brasileira

15h20min –
Apresentação dos resultados das discussões em grupo

16h –
Lanche

16h30min –
A experiência de Fortaleza para alcançar maiores coberturas no Programa Bolsa Família – Tereza Odete, técnica do Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza

31 de julho de 2009

8h – Conversando sobre o câncer, seus fatores de risco e proteção – Fábio Gomes e Sueli Gonçalves Couto, técnicos do Instituto Nacional do Câncer

9h –
Discussão;

12h –
Almoço

13h30min –
Avaliação das ações de Alimentação e Nutrição
-Programa Bolsa Família;
-SISVAN WEB;
-Programa de Vitamina A – Inovações do sistema – Célio Luís Cunha, técnico da CGPAN/MS;
-Programa do Nacional de Suplementação do Ferro.