Lavar as mãos é prevenir a nova gripe. Ceará tem 31 casos confirmados.

24 de julho de 2009 - 17:48

Hoje, 27 de julho, seis casos de Influenza A (H1N1) foram confirmados no Ceará. Com os novos resultados de exames feitos no laboratório Evandro Chagas, em Belém (PA), aumenta de 25 para 31 o número de casos confirmados no Estado. Desse total, 30 estão na Capital e 1 no Interior (município de Quixadá), sem nenhum óbito. Há 21 casos em monitoramento.

Para reduzir e evitar óbitos pela nova gripe, a Secretaria da Saúde do Estado prepara médicos, enfermeiros, farmacêuticos e técnicos da vigilância epidemiológica de todas as regiões do Estado para o acompanhamento, diagnóstico e tratamento da Influenza A (H1N1). Os treinamentos já vem acontecendo desde o surgimento dos primeiros casos da doença no Brasil, em abril deste ano. Estão sendo intensificados no Interior do Estado. Amanhã, terça-feira, 28, a capacitação acontecerá no auditório do Hospital e Maternidade São Vicente de Paula, em Barbalha, no Cariri. Lá ficarão atualizados em Influenza A (H1N1) profissionais e equipes dos hospitais e vigilâncias epidemiológicas das microrregiões de Juazeiro do Norte, Crato e Brejo Santo.

A Secretaria da Saúde alerta a população para os cuidados com a nova gripe. Entre os principais cuidados, está a lavagem das mãos, com sabão, especialmente depoius de tossir ou espirrar. Outra dica é não compartilhar objetos pessoais, como copos, talheres.  

A Secretaria da Saúde do Estado do Ceará divulga nota técnica semanal da Influenza A (H1N1), com informações atualizadas.

 

> Clique aqui para ver nota técnica (21.07.2009)

> Clique aqui para ver a nota técnica do Ministério da Saúde (14.07.2009)  

> Clique para ver perguntas e respostas sobre a Influenza A (H1N1) – Ministério da Saúde