João Ananias assina consórcio de saúde em Limoeiro do Norte

22 de julho de 2009 - 17:44

Será assinado nesta quinta-feira, 23 de julho, mais um protocolo de intenção para criação de Consórcio Regional de Saúde. Os prefeitos de Alto Santo, Ererê, Iracema, Jaguaribara, Jaguaribe, Limoeiro do Norte, Pereiro, Potiretama, Quixeré, São João do Jaguaribe e Tabuleiro do Norte formalizam, às 14 horas, com o secretário da Saúde do Estado, João Ananias, no auditório da Unimed de Limoeiro do Norte, na Rua Antônio Joaquim, 1211, Centro, a implantação do Consórcio Regional de Saúde na microrregião de Limoeiro.  O consórcio vai gerir, por cessão do Estado, a policlínica e o CEO que serão construídos em Limoeiro do Norte pelo Governo do Estado. A gestão dessas duas novas unidades e de outras 19 policlínicas e mais 15 CEOs Regionais que serão entregues à população em todas as regiões até o final do próximo ano são através de consórcios públicos de saúde. Do total de 21 policlínicas, oito já estão sendo construídas (Tauá, Russas, Pacajus, Baturité, Aracati, Camocim, Campos Sales, Icó) e, dos 16 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), cinco estão em construção nos municípios de Acaraú, Baturité, Juazeiro do Norte, Russas e Ubajara.

Para criação do consórcio público de saúde, o protocolo de intenção firmado entre os municípios e o Governo do Estado deve ser ratificado pelo Poder Legislativo de cada ente consorciado para se transformar em lei. Os consórcios serão responsáveis pela contratação dos profissionais que irão trabalhar nas unidades de saúde e o Governo do Estado assumirá 40% das despesas de custeio. Com a construção das policlínicas e dos CEOs Regionais o Governo do Estado quer facilitar o acesso da população do Interior a exames e serviços realizados atualmente somente na Capital. Um exemplo é o ecocardiograma, ofertado hoje por três hospitais estaduais. Todos localizados em Fortaleza – Hospital Geral de Fortaleza, Hospital de Messejana e Hospital Geral César Cals. Na lista de outros exames e serviços oferecidos pelas policlínicas, estão o eletrocardiograma, endoscopia digestiva e respiratória, ultrassonografia, raio x. Em cada policlínica a previsão é de sejam realizados 3.696 consultas mensais. Os ambulatórios especializados incluem oftalmologia, otorrinolaringologia, clínica médica, cardiologia, ginecologia, mastologia, cirurgia geral, gastroenterologia, urologia.