Nova gripe: Sesa prepara profissionais de todo o Estado

21 de julho de 2009 - 19:43

180 médicos, enfermeiros, farmacêuticos e técnicos da vigilância epidemiológica da região de Sobral foram preparados para o diagnóstico e tratamento da Influenza A (H1N1). Participaram de treinamento realizado pela Secretaria da Saúde do Estado hoje, 21, em Sobral. Secretários de Saúde dos 24 municípios da 11º Coordenadoria Regional de Saúde e acadêmicos de medicina da Faculdade de Sobral também participaram do treinamento. A agenda de capacitações da Secretaria da Saúde contempla todo o Interior, além da Capital. Amanhã, 22, será a vez dos profissionais das comissões de controle e infecção hospitalar dos hospitais de referência. O treinamento ocorrerá no auditório da Sesa, Avenida Almirante Barroso, 600, a partir das 16 horas.

Na quinta-feira, 23, das 8 às 12 horas, a capacitação será no hotel Mareiro, Avenida Beira-Mar, 2380, com profissionais dos municípios das microrregiões de Maracanaú, Baturité, Canindé e Aracati. A agenda de treinamentos segue no dia 27 e 28. No dia 27 a preparação para o diagnóstico e tratamento da nova gripe será com as microrregiões de Itapipoca, Russas, Limoeiro do Norte, Tauá, Icó e Iguatu, no hotel Mareiro. Na terça-feira, 28, a capacitação acontecerá no auditório do Hospital e Maternidade São Vicente de Paula, em Barbalha, no Cariri. Lá ficarão atualizados em Influenza A (H1N1) profissionais e equipes dos hospitais e vigilâncias epidemiológicas das microrregiões de Juazeiro do Norte, Crato e Brejo Santo.

No Ceará, há 19 casos confirmados da nova gripe. “A grande preocupação e determinação da Secretaria da Saúde do Estado é preparar o maior número de médicos, enfermeiros e técnicos da vigilância epidemiológica para proteger a vida das pessoas. Quanto mais informados sobre o diagnóstico e tratamento maiores as chances de evitar mortes”, afirma Manoel Fonseca, coordenador de promoção e proteção à saúde da Sesa. Ele lembra que a população deve ter cuidados básicos, como lavar sempre e muito bem as mãos e usar lenços descartáveis e não dividir objetos de uso pessoal, como copos e talheres.

A Secretaria da Saúde do Estado do Ceará divulga nota técnica semanal da Influenza A (H1N1), com informações atualizadas.

 

> Clique aqui para ver nota técnica (21.07.2009)

> Clique aqui para ver a nota técnica do Ministério da Saúde (14.07.2009)  

> Clique para ver perguntas e respostas sobre a Influenza A (H1N1) – Ministério da Saúde