Encontro reúne hospitais Amigos da Criança para incentivar aleitamento

17 de julho de 2009 - 17:37

Os hospitais cearenses que reconhecidamente promovem, protegem e apóiam a amamentação estarão reunidos na segunda-feira, 20 de julho, no IV Encontro Estadual da Iniciativa Hospital Amigo da Criança, que acontece paralelamente ao I Encontro Estadual de Aleitamento Materno, promovidos pela Secretaria da Saúde do Estado. Na pauta, debate sobre o incentivo ao aleitamento materno nas entidades de classe e apresentação de experiências no Estado. Os dois eventos, que serão realizados no Hotel Mareiro, 2380, Meireles, das 8h30 às 17 horas, antecedem a Semana Mundial e Semana Estadual de Aleitamento Materno, de 1º a 7 de agosto. No Ceará, o tema da semana será “Aleitamento Materno – proteção em qualquer situação”, na mesma linha do tema mundial, “Aleitamento Materno em situações de emergência”.

A Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) foi idealizada em 1990 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Unicef para promover, proteger e apoiar a amamentação. Foi incorporada pelo Ministério da Saúde como ação prioritária em 1992 e desde então, com o apoio das secretarias estaduais e municipais de Saúde vem capacitando profissionais, realizando avaliações e estimulando a rede hospitalar para o credenciamento. Já são mais de 20 mil hospitais credenciados na IHAC em todo o mundo e, no Brasil, já há 336 Hospitais Amigos da Criança. No Ceará existem 30 Hospitais Amigos da Criança em 25 municípios. São cinco em Fortaleza e dois em Sobral.

Ao ser reconhecido com o título Hospital Amigo da Criança, estes estabelecimentos se tornam referência em amamentação para seu município e região. Nesses hospitais, as mães são orientadas e apoiadas para o sucesso da amamentação desde o pré-natal até o puerpério, aumentando dessa forma os índices de aleitamento materno exclusivo e continuado e reduzindo a morbimortalidade materna e infantil.

De 1994 a 2008 o Ceará teve redução de 79,75% na taxa de mortalidade infantil. Foi o Estado com a maior queda do país, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 1994, a média de mortes de crianças com até um ano de idade era de 80 e, em 2008, a taxa ficou em 16,2 por mil nascidos vivos. A Secretaria da Saúde quer reduzir a mortalidade infantil no Ceará em 5% em 2009 e mais 5% em 2010, para chegar à taxa de 14,74 óbitos por mil nascidos vivos já no próximo ano, como estabelece o Plano Estadual de Redução da Mortalidade Infantil, lançado em junho passado.