Lacen amplia serviços e realiza novos exames

9 de julho de 2009 - 19:16

A exemplo do que aconteceu em 2008, quando implantou o exame de DNA, este ano o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), unidade da rede estadual, passa a oferecer novos serviços para melhor proteger a saúde da população. Nos próximos meses, o Lacen começa a realizar a fase 2 da triagem neonatal (teste do pezinho), que aguarda autorização do Ministério da Saúde para ser iniciada, a análise de metais pesados em água, alimentos e pesticidas, com previsão para começar em agosto, e a análise de água para identificação de resíduos químicos nos lençóis freáticos, em setembro. Em Juazeiro do Norte, a unidade do Lacen implantará exames de Carga Viral de CD4/CD8 para portadores de HIV, atualmente só realizados em Fortaleza.

A triagem neonatal, mais conhecida como o teste do pezinho, é um importante procedimento a ser feito nos primeiros dias de vida do recém nascido, a partir de gotas de sangue colhidas do calcanhar até o sétimo dia de vida. É uma ação preventiva que permite fazer o diagnóstico de diversas doenças congênitas ou infecciosas, assintomáticas no período neonatal. O Ministério da Saúde credencia os estados  em fases para a realização da triagem neonatal, conforme a infraestrutura existente. A fase 1, que é obrigatória para todos, inclui exames de hipertiroidismo congênito e fenilcetonúria. A fase 2,  além dessas duas doenças, inclui ainda as hemoglobinopatias e as doenças falciforme. Em 2008, o Lacen realizou 116 mil testes do pezinho.

Para qualificar e ampliar a capacidade de atendimento em todos os laboratórios do Lacen, o Governo do Estado investe em reformas e construções. Na unidade de Fortaleza estão em reforma o setor de endemias, que realiza exames de calazar e leishmaniose, e de lavagem e esterilização, e está sendo construída uma nova área física para realização de diagnóstico de raiva. Também passam por reformas as unidades do Lacen de Senador Pompeu e Icó, está sendo construído um auditório na unidade do Crato. A popualão de Tauá e da região ganharão uma nova sede. Lá está sendo construído um novo Lacen.