Gripe: Sesa reúne hospitais e reforça recomendações do Ministério da Saúde

7 de julho de 2009 - 18:08

Para conter a Influenza A (H1N1) e agilizar e garantir atendimento a pacientes com quadro grave nos hospitais de referência e evitar mortes, o Ministério da Saúde anunciou novas recomendações aos profissionais de saúde e à população. Os pacientes com sintomas leves da doença e sem complicações, que representam 99,6% do total de casos do País, segundo o Ministério da Saúde, devem buscar um posto de saúde mais próximo para serem orientados, assim como ocorre com os casos de gripe comum. Ou seja, deixam de ser tratados exclusivamente nos hospitais de referência, no caso do Ceará no Hospital São José, que está preparado para atender casos graves da doença. Essa mudança é um dos assuntos que a Secretaria da Saúde do Estado vai apresentar e discutir amanhã, 8, com diretores de hospitais públicos da rede estadual e dos municípios e ainda diretores de hospitais particulares. A reunião será às 9 horas, no auditório Waldir Arcoverde da Sesa, Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema.

Outra mudança recomendada pelo Ministério da Saúde é a de que somente as pessoas vulneráveis e casos graves serão submetidas a exames laboratoriais para diagnóstico da H1N1. Amostras em casos de surtos localizados também serão testadas. “Para promover o uso racional do antiviral e evitar possível resistência ao medicamento, ele será administrado somente aos pacientes com agravamento do estado de saúde nas primeiras 48 horas desde o início dos sintomas ou às pessoas que têm maior risco de apresentar quadro clínico grave, de acordo com avaliação médica”, informa trecho de texto do Ministério da Saúde no site www.saude.gov.br.

O Ceará tem seis casos confirmados de Influenza A (H1N1). Não houve necessidade de internação. As pessoas foram orientadas pelos médicos a ficar em casa, com acompanhamento da vigilância epidemiológica da Secretaria da Saúde do Estado. Há 13 casos sendo investigados.

A Secretaria da Saúde do Estado do Ceará divulga nota técnica semanal da Influenza A (H1N1), com informações atualizadas.

 

> Clique aqui para ver nota técnica (07.07.2009)

> Clique aqui para ver a nota técnica do Ministério da Saúde (06.07.2009)  

> Clique para ver perguntas e respostas sobre a Influenza A (H1N1) – Ministério da Saúde