Oficina quer aumentar prevenção de hepatites no Ceará e nordeste

26 de junho de 2009 - 17:56

A 1ª Oficina Macrorregional Nordeste de Hepatites Virais debate, entre os dias 29 de junho e 1º de julho, o fortalecimento e o planejamento das ações de prevenção e de controle das hepatites virais na região nordeste.

O evento, que acontecerá em Fortaleza/Ceará, é pioneiro na região que apresenta historicamente baixas taxas de cobertura vacinal contra a hepatite B. Para mudar esse cenário e fortalecer o combate às hepatites na região, a oficina discutirá o esforço conjunto entre os atores de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS): União, Estados e Municípios.

O grande foco será o fortalecimento e a descentralização das ações de prevenção e controle das hepatites virais na atenção básica à saúde, contribuindo inclusive para o aumento das coberturas vacinais contra a hepatite B.

Os principais objetivos do evento são:

– aprimorar os programas estaduais e das capitais;
– ampliar o número de notificações e a qualidade da informação;
– discutir estratégias para ampliar o conhecimento da população em geral acerca das hepatites;
– fortalecer a integração entre as áreas envolvidas (programas de hepatites virais, departamentos da atenção básica, programas de imunizações, laboratórios de saúde pública, programas de DST/AIDS e programas de assistência farmacêutica);
– atingir a população em geral e portadores dos vírus das hepatites A, B ou C.

Além dos órgãos públicos ligados à área da saúde, o evento terá a participação de representantes dos Conselhos Municipais e Estaduais de Saúde, do Projeto Ciranda e de ONGs. Na ocasião será apresentado o Programa Nacional para a Prevenção e o Controle das Hepatites Virais e haverá discussões em grupos sobre o planejamento e programação das ações de hepatites virais, com base no levantamento dos problemas de cada Estado.

O que são as hepatites virais?

As hepatites virais são doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, provocam inflamação do fígado e são causadas no Brasil, mais comumente, pelos vírus A, B, C ou D. Existe ainda o vírus E com predominância na África e na Ásia.

Grande importância deve ser dada a esse problema de saúde pública, haja vista o número de indivíduos atingidos e a possibilidade de complicações das formas agudas e crônicas, podendo levar à cirrose ou ao câncer de fígado.

A Organização Mundial da Saúde estima 2 milhões de portadores crônicos da hepatite B e 3 milhões da hepatite C para o Brasil, contudo ainda existe uma grande subnotificação dos casos no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde.

1ª Oficina Macrorregional Nordeste de Hepatites Virais
Data: 29/06 a 1º/07
Endereço: Hotel Oasis, Av. Beira-Mar, 2500, Praia do Meireles, Fortaleza/CE

O credenciamento da imprensa será realizado no próprio hotel, nos dias de evento.

Atendimento à Imprensa – (61) 3213-8059