Oficina orienta sobre prescrição correta de antibióticos

25 de junho de 2009 - 17:19

Quarenta médicos do Hospital César Cals participam na sexta-feira, o dia todo, e manhã sábado, 26 e 27 de junho, da Oficina sobre Antimicrobianos que a Secretaria da Saúde realiza no auditório do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, (Cerest), na Av. Imperador, 498, Centro. A oficina será ministrada pela médica Thaís Guimarães, presidente da Subcomissão de Infecção Hospitalar do Hospital das Clínicas, da Universidade de São Paulo (USP).

A decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária de incluir os antibióticos entre os medicamentos de uso controlado, com registro obrigatório de dados da receita, busca combater o uso indiscriminado e a resistência das bactérias às drogas. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) cerca de 50% das prescrições mundiais de antibióticos são incorretas. Além disso, no Brasil, a resistência de alguns tipos de bactérias a determinados antibióticos foi constatada em até 40% dos casos.

A Oficina sobre Antimicrobianos vai orientar os médicos sobre o combate à resistência bacteriana e poderá inclusive provocar ajuste na padronização do uso de antibióticos observada no Ceará, para que os médicos passem a fazer a prescrição correta, de acordo com o perfil de resistência bacteriana verificado no Estado.