Ceará tem primeiro caso confirmado de Influenza A. Mulher passa bem.

25 de junho de 2009 - 13:37

No Nordeste há casos confirmados de Influenza A (H1N1) nos Estados da Bahia (5), Alagoas (4), Sergipe (4), Paraíba (2), Maranhão (1), Pernambuco (1) e Rio Grande do Norte (1). Agora é o Ceará que confirma o primeiro caso da doença. A Secretaria da Saúde do Estado recebeu na noite de ontem, 24 de junho, a confirmação do Ministério da Saúde. É o caso de uma mulher, que veio de Nova York no dia 18 deste mês. Foi atendida no mesmo dia no Hospital São José. No dia 19 foi realizada a coleta de secreção e enviada ao Evandro Chagas, laboratório que para o Norte e Nordeste é a referência do Ministério da Saúde.

O presidente do Comitê Estadual de Prevenção e Controle da Influenza A e coordenador de promoção e proteção à saúde da Sesa, Manoel Fonseca, informa que a mulher, infectada fora do país, já está sem os sintomas da doença e ninguém da família até agora apresentou sinais da doença. Ele lembra que no Brasil não há transmissão sustentada do vírus e que todos os casos autóctones têm vínculo com infecção contraída em outros países.        

Para Manoel Fonseca, a recomendação do ministro da saúde, José Gomes Temporão, de que idosos com mais de 60 anos, crianças menores de dois anos, gestantes e pacientes em tratamento de aids e câncer ou em uso regular de corticóides adiem viagens aos Estados Unidos, Canadá, Argentina, México, Chile, Austrália, é sensata e correta. “Precisamos proteger a saúde da nossa população. E foi pensando nisso que mobilizamos as agências de viagens para ajudar na orientação dos cearenses que vão passar férias de julho no exterior sobre os cuidados básicos de higiene, como lavar bem as mãos”.

Outra ação da Secretaria da Saúde do Estado, que criou o Comitê com 13 instituições em maio deste ano, foi a capacitação de profissionais que trabalham no aeroporto internacional Pinto Martins, porto, SAMU Litoral Leste, Hospital Universitário Wálter Cantídio, Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e das secretarias municipais de Fortaleza e Caucaia. Até agora foram preparados e atualizados 556 profissionais.