Seminário discute melhorias e desafios do PSF

24 de junho de 2009 - 18:26

Falta de 300 médicos no Programa Saúde da Família, dificuldade de fixação dos profissionais em municípios distantes da Capital e de cumprimento da carga horária, infra-estrutura de Unidades Básicas de Saúde (postos de saúde), muitas vezes inadequadas, e ainda insuficiência de recursos financeiros para formação e educação permanente são assuntos em debate no seminário “Atenção primária: desafios e perspectivas”, que a Secretaria da Saúde do Estado realiza sexta-feira, 26. O seminário, que começa às 9 horas e vai até às 17h30min, no hotel Mareiro, Avenida Beira-Mar, 2380, tem a parceria do Conselho de Secretários e Secretarias Municipais de Saúde.

O objetivo é bem definido: qualificar e fortalecer o PSF, que nasceu no Ceará e há 15 anos muda para melhor os indicadores de saúde, em especial da mortalidade infantil. Em 1994 eram 80 óbitos por mil bebês nascidos vivos. Em 2008, caiu para 16,2 óbitos. “Para a interiorização dos cuidados e serviços com a saúde avançar ainda mais, é preciso enfrentar os desafios e buscar novas perspectivas”, afirma o Secretário da Saúde do Estado.  Segundo ele, além de investir na educação permanente das equipes do PSF o incremento no financiamento para estruturação dos postos de saúde é inadiável. Incremento, destaca João Ananias, dos três níveis de governo – federal, estadual e municipais. “Ainda temos unidades básicas de saúde funcionando em locais improvisados, sem as mínimas condições de trabalho e de acolhimento”.

O Presidente do Cossems, Policarpo Barbosa, afirma que as perspectivas do PSF, apesar das dificuldades, são positivas. Ele lembra do tamanho da cobertura do programa no Estado, que está em 70%. No total, há 1.722 equipes funcionando. “A estratégia saúde da família é irreversível. Os municípios estão integrados a essa ação para mais qualificação e maior financiamento para a atenção primária”.

Seminário Atenção Primária: desafios e perspectivas

8h – Acolhimento – café da manhã

João Ananias Vasconcelos Neto – Secretário da Saúde do Estado do Ceará
Vera Coelho – Coordenadora de Políticas e Atenção à Saúde/Sesa