Mutirão no HGF entrega 110 próteses oculares

18 de junho de 2009 - 12:56

Com o objetivo de reintegrar e recuperar a capacidade  de trabalho de pacientes com perda de visão e promover condições de atendimento para colocação de prótese ocular, o Hospital Geral de Fortaleza (HGF) está realizando a partir de amanhã, 18 de junho, mais um mutirão de doação de próteses oculares. Até o dia 3 de julho serão distribuídas 110  próteses. Andréia Juliana Nogueira e Silva é uma das beneficiadas. Noiva, com casamento marcado para julho, ela aguarda com expectativa a correção estética. Ela deve ser uma das primeiras a receber a prótese ocular. No primeiro dia, a distribuição será feita das 12 às 17 horas.

A prótese para correção estética fabricada em resina policerâmica pode ser usada em todos os casos quando há perda de visão. Com a prótese, é possibilitado que a pálpebra volte a funcionar, impedindo a deformidade facial, melhorando a auto-imagem e contribuindo para a elevação da auto-estima. A troca da prótese deve ser feita a cada dois anos.

No último mutirão realizado em março deste ano, foram distribuídas cerca de 200 próteses oculares. Mas a procura foi tanta que o Serviço Social do HGF decidiu criar uma lista de espera, onde foram cadastrados os pacientes que agora serão beneficiados. Todas as pessoas  com perda de visão e solicitação médica, independente se da rede pública ou não, podem fazer o cadastro. Um pedido de uma nova remessa de 420 próteses oculares já oi feito à direção do hospital, podendo viabilizar mais um mutirão ainda este ano.

Desde 2002, sete mutirões de prótese ocular foram realizados no HGF. Foram distribuídas 50 próteses em 2002, 133 em 2003, 299 em 2005, 249 em 2006, 103 em 2007,  214 em 2008 e 220 em março de 2009.

O Programa de Prótese Ocular do HGF recebe pacientes da capital, interior e até de outros Estados. É o maior programa de distribuição de próteses oculares do país. O custo de cada prótese para o SUS é de R$ 458,31. Na rede particular, esse custo salta para uma média de R$ 900,00.

Documentação necessária para receber o benefício:

Acima de 18 anos – Original da Solicitação da Prótese Ocular feita por um Oftalmologista, xérox da Carteira de Identidade (RG), CPF, Comprovante de Residência (conta de água, energia ou telefone) e Cartão Nacional de Saúde.

Menos de 18 anos – Original da Solicitação da Prótese Ocular feita por um Oftalmologista, xérox da Carteira de Identidade (RG) e CPF (se tiver) ou Certidão de Nascimento, Cartão Nacional de Saúde,  Comprovante de Residência (conta de água, energia ou telefone) do paciente. E xerox da carteira de Identidade (RG), CPF e Comprovante de Residência (conta de água, energia ou telefone) do responsável (caso não resida no mesmo endereço que o paciente).

MAIS INFORMAÇÕES:
Assessoria de Comunicação Hospital Geral de Fortaleza
(85) 3101 7086