Fórum científico qualifica atenção ao portador do HIV

17 de junho de 2009 - 17:14

Para melhorar o controle da Aids e qualificar a atenção ao portador de HIV, a Secretaria da Saúde do Estado realiza quinta-feira, 18 de junho, o Fórum Científico de HIV/Aids na Atenção Básica. Trezentos médicos e enfermeiros do Programa Saúde da Família (PSF) dos municípios das regionais de saúde de Fortaleza, Caucaia, Baturité e Maracanaú participam das 8 às 17 horas, na Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), na Av. Antônio Justa, 3161, debate científico sobre a infecção do HIV com enfoque na transmissão e prevenção, diagnóstico precoce e cuidados da atenção básica às pessoas vivendo com HIV/AIDS assistidas pelos serviços de referência.

De acordo com boletim da Sesa, cresce o número de municípios do interior do Estado com casos notificados de Aids. Apenas 11 dos 184 municípios não notificaram casos. Essa expansão ressalta a necessidade de um trabalho contínuo, não só nos grandes centros, com maior número de casos, mas também nas pequenas cidades do interior, envolvendo técnicos e profissionais de saúde da atenção básica, para o diagnóstico precoce e acompanhamento, a notificação com qualidade e o aperfeiçoamento do trabalho de monitoramento da evolução do HIV/Aids no Estado.

Desde 1983, ano de registro do primeiro caso de Aids no Ceará, até dezembro de 2008 foram notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) 8.272 casos, sendo 29,4% em mulheres. Nos últimos sete anos (2001 a 2007) foram notificados, em média, 629 casos novos por ano. Em 2007 houve registro de 581 casos, com taxa de incidência de 7,0 casos por cem mil habitantes.