Sesa alerta comerciantes sobre riscos do colesterol alto

15 de junho de 2009 - 19:30

Cerca de 40 milhões de brasileiros têm colesterol alto, mas apenas 200 mil estão em tratamento. Para alertar comerciantes e consumidores sobre os riscos do colesterol e de doenças como a diabetes e hipertensão, a Secretaria da Saúde do Estado realiza atividades educativas nesta terça-feira, 16 de junho. Em dois locais, na praça do Mercado São Sebastião, das 8 às 12 horas, e das 14 às 17 horas, no Shopping Benfica. Equipes da Secretaria da Saúde e do Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH), unidade da rede estadual, darão orientações sobre alimentação saudável e farão os serviços de verificação de pressão arterial e teste de glicemia para identificar e encaminhar aos serviços de saúde as pessoas com alto grau de risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

Segundo estimativas da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), a previsão é que em 2040 o Brasil seja o campeão mundial de mortalidade causada por doenças cardiovasculares. De acordo com o Ministério da Saúde, elas já são a primeira causa de morte no país. O colesterol é um dos principais fatores de risco para doenças do sistema cardiovascular. Os outros são o tabagismo, diabetes, hipertensão e sedentarismo. Atualmente, o colesterol é responsável por quase 8% das mortes causadas por doenças não-transmissíveis, o que representa cerca de 4,5 milhões de pessoas em todo o país.

As pessoas que apresentam altas taxas de colesterol têm mais risco de adquirir doenças cardiovasculares. O colesterol é um tipo de gordura produzida pelo fígado, que também está presente em alguns alimentos, como ovos, carnes e derivados de leite. Existem dois tipos de colesterol: o HDL, o chamado colesterol bom, e o LDL, o colesterol ruim. O excesso do LDL causa o estreitamento e o entupimento das artérias coronárias. A situação piora quando associada ao fumo, pressão alta, sedentarismo, obesidade e estresse.