Carvana de Defesa do SUS chega ao Cariri

10 de junho de 2009 - 18:51

A Caravana Nacional em Defesa do SUS chega nesta quinta-feira, 11 de junho, ao Cariri. O Conselho Nacional de Saúde (CNS), a Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, o Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e  a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará promoverão duas atividades paralelas, das 8 às 17 horas, em Barbalha. Na Praça Filgueira de Sampaio (Praça do Calçadão) acontecerão o Ato em Defesa do SUS e atividades nas Tendas da Saúde dos municípios da macrorregião do Cariri. No Auditório da Universidade Federal do Ceará (UFC), acontecerão os debates sobre o SUS como Patrimônio dqa Humanidade, durante o I Seminário de Gestão Estratégica e Participativa da Macrorregião do Cariri.

A Caravana Nacional em Defesa do SUS no Cariri/Ceará faz parte da luta pela implantação plena do SUS, com a operacionalização de uma Agenda Política para o ano de 2009 pela esfera federal, estadual e municipal, articulando a gestão e o controle social. O objetivo da mobilização é chamar a atenção para o Sistema Único de Saúde (SUS) em 20 anos de existência. O SUS está presente desde a vigilância da qualidade da água até a realização de cirurgia complexa, como a de transplantes de órgãos. Os resultados de 20 anos do Sistema Único de Saúde (SUS) na melhoria da qualidade de vida de toda a população brasileira são inúmeros. Aparecem em indicadores importantes, como o da redução da mortalidade infantil.

CARAVANA NACIONAL EM DEFESA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NA REGIÃO DO CARIRI/CE

8h – Ato Público de Lançamento da Caravana Nacional em Defesa do Sistema Único de Saúde na Região do Cariri/CE.
Local: Praça Filgueira de Sampaio (Praça do Calçadão) em Barbalha/CE.

9h 30 min.
– Credenciamento
Local: Auditório da Universidade Federal do Ceará de Barbalha/CE.

10h –
Debate: Avanços e Desafios do SUS – 1ª Conferência Mundial Sobre o Desenvolvimento de Sistemas Universais de Saúde e Seguridade Social.
Antônio Alves de Souza – Secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde.
Francisco Batista Júnior – Presidente do Conselho Nacional de Saúde.

12h –
Almoço

13h 30 min. –
Debate: Avanços  e Desafios do SUS no Ceará
Dr. João Ananias Vasconcelos Neto – Secretário da Saúde do Estado do Ceará.
Dr. Alci Pinheiro – Presidente do Conselho Estadual de Saúde – CESAU.

15h –
Lanche

15h 30 min.
– Debate: SUS como Patrimônio Social, Cultural, Imaterial da Humanidade.
Representante do Conselho Nacional de saúde – CNS

17h –
Encerramento.

I SEMINÁRIO DE GESTÃO ESTRATÉGICA E PARTICIPATIVA DA MACRORREGIÃO DO CARIRI/CE

8h – Acolhimento e inscrições

8h 30 min. –

10h –
A Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa: perspectivas e desafios
Debatedores:
Dr. Antônio Alves – Secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde.
Francisco Batista Júnior – Presidente do CNS

12h –
Almoço

14h –
A Política de Gestão Estratégica e Participativa no Ceará e a Carta Estadual de Política de Gestão Participativa.
Debatedores:
Dr. João Ananias – Secretário da Saúde do Estado do Ceará.
Dr. Alci Pinheiro – Presidente do Conselho Estadual de Saúde – CESAU.

15h –
Lanche

15h 30 min. –
As experiências de Gestão Estratégica e Participativa no Macrorregião do Cariri/CE.