Cid entrega equipamentos a hospitais-polo e assegura apoio à atenção básica

8 de junho de 2009 - 17:33

O governador Cid Gomes antecipou na segunda-feira, 8 de junho, que aguarda uma proposta da Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece) para definir novas ações e investimentos do Governo do Estado para incrementar a atenção básica de saúde nos municípios cearenses. Foi durante a entrega, na Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), de equipamentos hospitalares aos prefeitos dos municípios onde estão localizados 30 hospitais-polo que atendem a população do Interior do Estado e passam a ter mais capacidade para realização de diagnóstico e de cirurgias de média e alta complexidade. Com a apresentação da proposta da Aprece, será a vez dos investimentos na atenção primária.

Cid Gomes e o secretário da Saúde, João Ananias, destacaram os investimentos do Governo do Estado na atenção secundária e assistência de média complexidade, apara garantir o atendimento perto de onde o paciente mora e evitar transferências para hospitais de Fortaleza. Além dos equipamentos doados aos hospitais, o Governo está investindo na construção de 21 policlínicas que vão oferecer entre dez e 13 especialidades médicas, e 16 novos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), contemplando todas as 21 microrregiões de saúde. Além disso, hospitais-polo de Aracati, Quixeramobim, Limoeiro do Norte, Tauá e Aracoiaba estão recebendo reformas que vão ampliar e melhorar sua capacidade de atendimento.

Com a doação de equipamentos pelo Governo do Estado, Hospitais de Pequeno Porte (HPP) também terão a estrutura reforçada, na área de assistência ao parto. Doze hospitais receberam kits, com camas para o parto, berços acrílicos, cardiotocógrafos, escadinhas com dois degraus e poltronas para acompanhantes. Para os 30 hospitais-polo, serão distribuídos, no total, 108 equipamentos. São aparelhos de ultrassom, aparelho de raio X portátil, processadoras de raio X, oxímetro de pulso, mesas de cirurgia, camas de recuperação, monitores multiparâmetros e 12 carros de anestesia. Atualmente, nos centros cirúrgicos dos 30 hospitais-polo não há carros de anestesia com a tecnologia e capacidade dos novos que foram doados pelo Governo do Estado.

Os recursos para a aquisição dos equipamentos dos hospitais-polo, no valor de 3 milhões 620 mil reais, são do Governo do Estado e do Ministério da Saúde. A maior parte do investimento foi do Tesouro do Estado: 2 milhões 102 mil reais. O restante, 1 milhão 518 mil reais, veio do Ministério da Saúde. Já na aquisição dos kits para os Hospitais de Pequeno Porte o Tesouro do Estado foi fonte única. O total investido chegou a 585 mil 728 reais.

Os resultados esperados desse investimento, afirma o Secretário João Ananias, estão na humanização do parto, que promove redução da mortalidade materna e também diminui a mortalidade infantil. Ele lembra que “as mães têm direito a acompanhante, mas que na maioria das vezes ficam em camas e cadeiras improvisadas sem as mínimas condições de acolhimento, de humanização do parto”. Agora, com a distribuição dos novos equipamentos, em 12 Hospitais de Pequeno Porte as poltronas são dobráveis e confortáveis.

São os seguintes os Hospitais de Pequeno Porte beneficiados com equipamentos novos: Unidade Mista de Banabuiú (Banabuiú), Hospital Maternidade Pe. José Bezerra Filho (Choró), U.M.S Irapuan Pinheiro (Dep. Irapuan Pinheiro), U.M.S de Ibaretama (Ibaretama), Unidade Mista de Saúde (Piquet Carneiro), Hospital Municipal Suely Pinheiro (Solonópole), Hospital São Sebastião (Apuiarés), Hospital Maternidade Julia Jorge (General Sampaio), Hospital Maternidade Antônio R. de Silva (São Luis do Curu), Unidade de Obstetrícia (Umirim), Hospital N. S. do Patrocínio (Aiuaba) e Hospital Geral de Catunda (Catunda).

Hospitais-pólo e Hospitais de Pequeno Porte são unidades filantrópicas e públicas municipais que recebem todos os meses investimentos do Governo do Estado, numa estratégia de reforçar a assistência à saúde da população na média complexidade e na atenção secundária. Só para os hospitais-polo (31 no Interior e mais três localizados em Fortaleza), a Secretaria da Saúde do Estado repassa, por mês, 3 milhões 590 mil reais, recursos 100% do Tesouro do Estado.