Exposição e homenagem no centenário da descoberta de Carlos Chagas

3 de junho de 2009 - 13:14

Há 100 anos, foi descoberta no Brasil a tripanossomíase americana, conhecida como doença de Chagas. Para marcar o centenário da descoberta do médico e cientista brasileiro Carlos Chagas, a Secretaria da Saúde do Estado realiza com apoio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) um encontro comemorativo nesta quinta-feira, 4 de junho, às 8h30min, no Hotel Mareiro, na Av. Beira Mar, 2380, Meireles. No encontro, o médico e pesquisador titular do Centro de Pesquisa René Rachou, da Fiocruz de Minas Gerais, João Carlos Pinto Dias, entregará comenda da Fiocruz à Secretaria da Saúde do Ceará, representada pelo secretário João Ananias, pelo trabalho de controle da doença de Chagas no Estado.

A Secretaria da Saúde também prestará sua homenagem, com a entrega de placa ao médico da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) Osvaldo Freire de Farias Filho, responsável pela implantação do Programa de Controle da Doença de Chagas no Ceará. Uma outra placa homenageia João Carlos Pinto Dias, neto de Ezequiel Dias, que realizou estudos sobre a doença de Chagas e, a exemplo de Carlos Chagas, foi discípulo de Oswaldo Cruz e diretor do então Instituo Oswaldo Cruz, hoje Fiocruz. O encontro prossegue com palestras abordando o desenvolvimento do controle do vetor no Ceará e os primeiros diagnósticos da doença de Chagas no Estado. A exposição itinerante da Casa de Oswaldo Cruz sobre Carlos Chagas será inaugurada durante o encontro e, até o dia 12 de junho, será montada em diversos locais da cidade.

Histórico

   
Em abril de 1909, Carlos Chagas (1878-1934), pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), comunicou ao mundo científico a descoberta de uma nova doença humana. No ano anterior, Chagas já havia sido capaz de identificar seu agente causal – o protozoário que denominou de Trypanosoma cruzi, em homenagem a Oswaldo Cruz – e o inseto transmissor, conhecido como barbeiro. A “tripla descoberta” de Chagas, considerada única na história da medicina, constitui um marco na história da ciência e da saúde brasileiras.

No período 1959-1979, o médico Joaquim Eduardo de Alencar realizou diversas pesquisas sobre a prevalência da infecção e distribuição dos triatomíneos no Estado, definindo diferentes tipos de microrregiões em relação à doença de Chagas. O ciclo de manutenção da transmissão da infecção chagásica no Estado do Ceará foi definido por Alencar.

O Programa de Controle da Doença de Chagas (PDCh) foi implantado no Estado do Ceara, em 1975. Os municípios tiveram acompanhamento de captura de triatomineos, inicialmente através de um Levantamento Triatominico seguido por virias Avaliações em ciclos periódicos entre os anos de 1975 a 2002.

Nos últimos anos, foi registrado no Ceará surto da doença de Chagas no município de Redenção, com oito casos identificados por transmissão oral, pela ingestão de alimento infectado. Em 2008 ano foi registrado um caso em Sobral, no mês de março, por transmissão vetorial.
Na América Latina, 13 milhões de pessoas estão infectadas sem saber, estima a ONG Médicos Sem Fronteiras. Outras 16 milhões estão nos registros. No Brasil, 292 casos novos de Chagas agudo por ano foram notificados de 2006 a 2008.