Simpósio traz ao Ceará especialista e pesquisadores em Influenza A (H1N1)

29 de maio de 2009 - 03:00

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) e a Sociedade Cearense de Infectologia (SCI) trazem a Fortaleza o professor de Virologia e pesquisador da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto Eurico de Arruda Neto, que ao lado dos médicos Manoel Dias da Fonseca Neto, coordenador do Comitê Estadual de Prevenção e Controle da Influenza A, e Mariana Mota Moura Fé, do Hospital São José, vai proferir palestra no Simpósio Influenza A (H1N1): a visão de especialistas e pesquisadores. O simpósio será realizado neste sábado, 30 de maio, das 8h30min às 12 horas, na Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), na Av. Antonio Justa, 3161, Meireles.

A Influenza A é uma doença respiratória causada pelo vírus A, transmitido de pessoa a pessoa, principalmente por meio de tosse, espirro ou de secreções respiratórias de pessoas infectadas. O reaparecimento da doença foi descoberta na última semana de abril de 2009, quando foi identificado no México um surto de casos de Influenza A, popularmente chamada de gripe suína. O vírus causador da doença, o H1N1, é uma variante nascida em porcos a partir dos vírus causadores da gripe humana e aviária.

O vírus atinge os porcos, mas não é transmitido, segundo os médicos, para humanos que comem a carne do animal, e sim por via aérea. Já chega a 91 o número de mortes provocadas pela influenza A (H1N1) – gripe suína –, segundo balanço da Organização Mundial de Saúde (OMS). De acordo com boletim divulgado nesta segunda-feira, 46 países já reportaram casos oficiais da doença, totalizando 12.515 pessoas infectadas. Mais da metade das ocorrências foram registradas nos Estados Unidos, que têm 6.552 pessoas infectadas e nove mortes. O México, com 4.174 doentes confirmados, é o país com o maior número de óbitos (80).  Este evento é considerado uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII), de acordo com o Regulamento Sanitário Internacional.

No Brasil, o Ministério da Saúde confirma treze casos de Influenza A. São considerados suspeitos os casos de pessoas que apresentam febre alta de maneira repentina (acima de 38ºC) e tosse, podendo estar acompanhadas de dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, dificuldade respiratória. Os sintomas precisam ter surgido até dez dias após a pessoa sair de países que reportaram casos da doença.

No Ceará, a Secretaria da Saúde do Estado estruturou o Comitê Estadual de Prevenção e Controle da Gripe  para integrar ações de controle e prevenção ao vírus H1N1, com a participação de órgãos e instituições estaduais, municipais e federais. Além das secretarias da Saúde do Estado e da Saúde do município de Fortaleza, formam o Comitê: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Infraero, Cia Docas, Ceará Portos, Hospital Universitário Walter Cantídio, Defesa Civil do Estado, Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado, Associação dos Hospitais do Estado do Ceará.