Dia Mundial sem Tabaco destaca redução do número de fumantes

26 de maio de 2009 - 16:35

Entre 2006 e 2008, a prevalência de fumantes maiores de 18 anos em Fortaleza caiu 27,6%, passando de uma taxa de 16,3% para 11,8%. Nas 26 capitais pesquisadas pelo sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (VIGITEL), do Ministério da Saúde, a taxa de prevalência (número proporcional de fumantes na população do ano pesquisado) de 2006 a 2008 diminuiu de 16,2% para 15,2%. A redução do proporcional do número de fumantes no Brasil é atribuída em boa parte às advertências sanitárias, tema do Dia Mundial sem Tabaco, escolhido pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Criado em 1987 pelos estados membros da OMS, o Dia Mundial sem Tabaco tem como objetivo mobilizar e atrair a atenção do mundo sobre a epidemia do tabagismo e sobre as doenças e mortes evitáveis, causadas pelo cigarro.

No Ceará, as atividades de mobilização tiveram início hoje, terça-feira, 26 de maio, em Itaitinga, com a apresentação do Panorama Global do Tabagismo, pelo Núcleo de Atenção Primária da Secretaria da Saúde do Estado. As atividades prosseguem amanhã, quarta-feira, com a realização de videoconferência para 91 municípios, transmitida pelos pontos do Telessaúde. Na quinta-feira será proferida palestra sobre o Dia Mundial sem Tabaco na empresa Dakota, em Maranguape. O Hospital de Messejana apresentará na sexta-feira, 29 de maio, pela manhã, a quadrilha dos ex-fumantes e a peça teatral Divórcio do Cigarro. Na tarde da sexta-feira, no Hospital São José será lançada a Portaria Institucional da Implantação de Ambientes 100% Livres do Tabaco.

A campanha do Dia Mundial sem Tabaco destaca este ano que as advertências sanitárias, em especial aquelas que utilizam imagens nas embalagens dos produtos do tabaco, motivam as pessoas a parar de fumar e reduzem o apelo ao uso do tabaco para aqueles que ainda não são dependentes. De acordo com a OMS, “as imagens de advertência estampadas nas embalagens de cigarro transmitem uma mensagem clara e imediata, até para as pessoas que não sabem ler. Elas reduzem a aparência atraente das embalagens, uma função importante para um produto cujos consumidores iniciantes são jovens e vulneráveis a marcas e imagens”. O Brasil tem uma das mais avançadas advertências sanitárias do mundo e as ações do Programa Nacional de Controle do Tabagismo são seguidas por muitos países.

O tabagismo é considerado a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) informa que existem cerca de 1,1 bilhão de fumantes no mundo e, no Brasil, cerca de 32 milhões. Estima-se que 200 mil pessoas morram todos os anos no país por problemas causados pelo tabagismo. De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2005 os custos totais do SUS atribuídos ao tabagismo só com hospitalizações de alguns tipos de câncer, doenças cardiovasculares e respiratórias foram de R$ 338.692.516,02. Ou seja, 36% do custo total das hospitalizações com câncer foram relacionadas ao tabaco. Para as doenças cardiovasculares, esse custo foi de 20,16%, e para as doenças do aparelho respiratório, 41%, ressaltando que o tabagismo está associado a cerca de 50 tipos de doenças.