João Ananias fala sobre policlínicas e CEOs em curso de especialização

21 de maio de 2009 - 19:34

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), responsável pela seleção e capacitação dos diretores de Policlínicas e Centros de Especialidades Odontológicas, inicia nesta sexta-feira, 22 de maio, o Curso de Especialização em Gestão de Serviços de Saúde, terceira e última etapa do processo seletivo, que acontecerá até o dia 24 de novembro deste ano. A aula inaugural do curso será realizada no auditório Ciro Gomes, sede da ESP-CE (Avenida Antônio Justa, 3161, Meireles), às 16 horas, com a parti cipação do Secretário da Saúde do Estado. Ele falará sobre o programa de expansão e melhoria da  saúde do Estado do Ceará, com a construção de 21 policlínicas e 16 Centros de Especialidades Odontologicas Regionais. Dese total, quatro policlínicas e cinco CEOs Regionais já estão em construção no Interior.

As 95 vagas para diretores de CEOs e policlínicas foram disputadas por mais de 600 profissionais, que foram submetidos a três etapas de seleção. A primeira foi uma prova objetiva e discursiva. A segunda etapa incluiu análise de currículo e avaliação comportamental. A terceira e última etapa é o Curso de Especialização em Gestão de Serviços de Saúde. Segundo a coordenadora de Pós-graduação em Gestão da Saúde, Silvia Bomfim, 163 candidatos foram classificados para fazer a especialização, sendo 102 para Policlínicas e 61 para CEOs. “O processo seletivo vem transcorrendo tranquilamente e o que percebemos é que, cada vez mais, os candidatos estão empenhados em chegar até o final. Agora com o início da especialização, as expectativas aumentam”, ressalta.

Com 460 horas-aula, o curso foi construído a partir de oficinas para Desenho de Currículo Baseado em Competências, que trabalharam a definição das competências a serem desenvolvidas pelos gestores, como também a identificação dos conteúdos a serem abordados, focados neste objetivo.O facilitador das oficinas, José Batista Cisne, coordenador do Centro de Desenvolvimento Educacional em Saúde, afirma que “a grande vantagem é a adequação do currículo às necessidades do Estado, porque você envolve várias instituições e o resultado é bem mais rico”, ressalta.

MAIS INFORMAÇÕES
Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE: 3101 1412