Mutirão previne contra hepatites virais

19 de maio de 2009 - 16:53

A Secretaria da Saúde do Estado promoverá sábado, 23 de maio, o I Mutirão de Prevenção de Hepatites Virais, sob a responsabilidade do Ambulatório de Hepatites do Hospital São José de Doenças Infecciosas, na Rua Nestor Barbosa, 315, Parquelândia. O mutirão terá início às 8 horas, com a distribuição de senhas de atendimento e teste rápido para hepatite C. Pela manhã, até o meio dia, haverá aconselhamento coletivo, vacinação para hepatite B e coleta de sorologia para hepatites B e C, HIV e sífilis. A partir das 12 horas haverá aconselhamento pós-teste individual dos casos positivos e agendamento de consultas.

O presidente do Comitê Estadual e coordenador do Programa Estadual para Prevenção e Controle das Hepatites Virais, José Milton de Castro Lima, falará durante o mutirão sobre a epidemiologia das hepatites no Ceará. O Comitê Estadual para a Prevenção e Controle das Hepatites Virais foi instituído pela Sesa para desenvolver ações diferentes instituições e setores voltados para a assistência aos portadores de hepatites virais, com ênfase nas hepatites A, B e C.

A Organização Mundial de Saúde estima que cerca de dois bilhões de pessoas já tiveram contato com o vírus da hepatite B. No mundo, são cerca de 325 milhões de portadores crônicos da hepatite B e 170 milhões da hepatite C. No Brasil, o Ministério da Saúde estima que pelo menos 70% da população já teve contato com o vírus da hepatite A e 15% com o vírus da hepatite B. Os casos crônicos de hepatite B e C devem corresponder a cerca de 1,0% e 1,5% da população brasileira, respectivamente.

Em 2008, o Ceará registrou 582 casos de hepatite A, 63 de hepatite B e 19 de hepatite C. A hepatite A, causada pelo vírus da hepatite A – VHA, está associada ao nível sócio-econômico da população. Apresenta comportamento endêmico em localidades com ausência ou precariedade de saneamento básico e condições de higiene, comuns nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. O VHA se manifesta apenas na forma aguda, não desenvolvendo forma crônica da infecção. Ou seja, ao contrair hepatite A o indivíduo pode recuperar-se totalmente, eliminando o vírus do  organismo.

As hepatites B e C são doenças virais caracterizadas pela inflamação no fígado e causadas pelo vírus da hepatite B (VHB) e o vírus da hepatite C (VHC). Ambas ocorrem como infecções assintomáticas e sintomáticas. Os vírus das hepatites B e C são transmitidos por via sexual; transfusão de sangue, procedimentos médicos odotonlógicos, hemodiálise; transmissão vertical (mãe-filho) e acidentes perfuro-cortantes, (piercings, tatuagens etc). O maior risco de transmissão do VHB se dá por via sexual, enquanto o VHC a maior probabilidade ocorre por transfusão sanguínea.