Enfermeiros são treinados para atender pacientes com dengue

11 de maio de 2009 - 17:03

A Secretaria da Saúde do Estado retoma a estratégia de controle da dengue por meio da capacitação dos profissionais de saúde e realiza o segundo treinamento para enfermeiros no reconhecimento dos sinais de alerta e manejo adequado dos pacientes durante o curso Assistência de Enfermagem aos Pacientes com Dengue, em parceria com a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE). O curso acontecerá no Hotel Mareiro, Avenida Beira Mar, 2.380, Meireles, a partir desta quarta-feira, às 8 horas, e vai até sexta-feira, 15. Entre os temas abordados estão os aspectos epidemiológicos e controle da dengue, aspectos laboratoriais; diagnóstico e tratamento, dengue com complicações e choque e dengue em crianças. A metodologia prevê palestras, discussão de casos clínicos, estudos de caso e avaliação.

Serão capacitados 50 enfermeiros que integram equipes de saúde da família e trabalham nos hospitais-pólo localizados em municípios da macrorregião de Sobral. O programa de treinamento teve início em dezembro do ano passado, quando foram capacitados profissionais que atuam na 1ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRES), envolvendo 11 municípios. Para o mês de junho está programado treinamento para profissionais de enfermagem dos municípios da macrorregião de saúde do Cariri. O treinamento dos enfermeiros tem o objetivo de reduzir o número de mortes da dengue no Ceará.

De 20 a 22 de maio será a vez dos médicos da macrorregião do Cariri receberem treinamento no Curso de Atualização em Vigilância Epidemiológica e Acompanhamento dos Casos de Dengue Clássico e Hemorrágico, também com 50 vagas. Será a sexta turma do curso que, no ano passado, realizou três capacitações, envolvendo mais de 50 municípios. O curso recicla os conhecimentos acerca do diagnóstico e tratamento da doença, da forma clássica à mais grave.

De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado na sexta-feira, 9 de maio, em 2009 foram notificados no Ceará 8.056 casos suspeitos de dengue em 184 municípios, distribuídos em 21 Células Regionais de Saúde. Desse total, 2.719 casos foram confirmados em 79 municípios e 5.337 amostras foram negativas. Foram confirmados cinco casos, com um óbito.