Sesa realiza estudo que mostra o perfil real do AVC

30 de abril de 2009 - 21:51

Para ter um retrato real do AVC (Acidente Vascular Cerebral), a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará realiza o georrefenciamento de todos os casos da doença. Em reunião na Sesa, segunda-feira, 4, às 9 horas, representantes da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein apresentarão os dados do georrefereciamrento dos casos de mortes AVC em Fortaleza nos anos de 2006 e 2007 e até o final do próximo ano será concluído o estudo que mostrará o perfil completo da doença na capital. Seis recenseadores visitarão todos os hospitais públicos e privados, acompanhando os pacientes internados e fazendo a notificação de casos de AVC comprovados. O georreferenciamento é resultado de um convênio com a Sociedade Albert Einstein. Em maio, a Secretaria da Saúde define o AVC como uma doença de notificação compulsória. Assim,. todos os profissionais de saúde que tiverem conhecimento de um caso da doença têm a responsabilidade de fazer a notificação à Sesa.

O Ceará é o único Estado que tem uma política de governo específica para o AVC aprovada no Conselho Estadual de Saúde, segundo informa o coordenador do Comitê Estadual de Atenção e Controle das Doenças Cerebrovasculares, o neurologista João José de Carvalho. Com o georreferenciamento, ele afirma que a saúde pública terá um planejamento mais abrangente, mais real, contribuindo assim para melhores resultados na prevenção e controle do AVC, a doença que mais mata no Ceará e no Brasil. O Comitê foi instituído pela Sesa em 2008.

Ainda este ano será inaugurada a Unidade de AVC do Hospital Geral de Fortaleza, unidade da rede estadual de saúde, com neurologistas de plantão 24 horas e equipe multidisciplinar especialmente treinada para tratar pacientes com AVC, informa o Secretário da Saúde, João Ananias. A Unidade terá 18 leitos e trabalhará totalmente integrada ao SAMU e aos hospitais de apoio. A meta é estender o trabalho para o Interior, com outras unidades sendo implantadas nos hospitais pólo, unidades que têm convênio com a Sesa e recebem recursos do Governo do Estado todos os meses.  Com estas medidas poderemos diminuir a mortalidade e a incapacidade determinadas pelo AVC e suas complicações”, afirma o Secretário.