Sesa investiga caso notificado de influenza suína

29 de abril de 2009 - 14:32

A Secretaria da Saúde do Estado está investigando o caso notificado de influenza suína de uma  paciente internada no Hospital São Carlos. Está sem febre e em observação. Apesar da paciente ter vindo da Flórida (EUA), Estado que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) até às 14 horas de ontem, 28 de abril, não havia sido afetado pelo vírus  da influenza suína (H1N1), a Sesa, vigilante na prevenção e controle da saúde pública, continua monitorando o caso. O material coletado pelo Laboratório de Saúde Pública do Ceará (LACEN, unidade da rede estadual de saúde) para exame foi enviado ao Evandro Chagas, em Belém (PA), laboratório que para o Norte/Nordeste é a referência do Ministério da Saúde. Para as outras regiões, as referências são os laboratórios Manguinhos, da Fiocruz, no Rio de Janeiro, e Adolfo Lutz, em São Paulo.

Para discutir ações de controle e prevenção da influenza suína, a Secretaria da Saúde do Estado reúne amanhã, 30, às 14 horas, diretores e infectologistas de unidades de saúde públicas e da rede complementar. Profissionais de saúde da Infraero também foram convocados para o encontro, que será no hotel Mareiro, Avenida Beira-Mar, 2380.

No site (www.saude.ce.gov.br) a Sesa divulga nota técnica sobre influenza suína. Na nota, além de informar sobre os sintomas e dá orientações aos viajantes que se destinam às áreas afetadas e aos viajantes que estão vindos dos Estados Unidos, México, Espanha, Nova Zelândia, Canadá, Panamá, a Secretaria enumera as providências adotadas para garantir atendimento  de casos suspeitos. Está definido que o Hospital São José é a referência estadual para atendimento de pessoas suspeitas de contaminação pelo vírus A-H1N1 (influenza suína). Nos casos de necessidade de internação, a referência, como indica a nota técnica, é o Hospital Universitário Walter Cantídio.