Encontro fitoterápico homenageia idealizador das farmácias vivas

23 de abril de 2009 - 18:59

Com uma homenagem póstuma ao professor Francisco José de Abreu Matos, idealizador das farmácias vivas do Ceará, será aberto às 19h30min do dia 20 de maio o II Encontro de Fitoterapia do Estado do Ceará, na Escola de Saúde Pública do Ceará, na Av. Antonio Justa, 3161, Meireles. O encontro, realizado pelo Núcleo de Fitoterapia da Secretaria da Saúde do Estado, vai até o dia 22. É dirigido a pesquisadores de plantas medicinais, representantes dos serviços de fitoterapia do Ceará e do Brasil, com a participação do Conselho Federal de Farmácia e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e de representantes dos ministérios da Saúde, da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente.

Farmacêuticos, médicos, enfermeiros, odontólogos, agrônomos, entre outros profissionais que atuam nas Farmácias Vivas estarão reunidos durante o encontro para o estudo das plantas medicinais e fitoterápicos, com ênfase nas ações da fitoterapia aplicada ao SUS, validação científica de plantas medicinais, viabilização de formas farmacêuticas e controle de qualidade de fitoterápicos, cultivo e manejo de plantas medicinais. O encontro também vai proporcionar novos conhecimentos aos tópicos relativos à Regulamentação da Fitoterapia no Estado do Ceará e a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos para o SUS, além de apresentar relatos de experiências relacionados às unidades Farmácias Vivas e discussão sobre o estado da arte, meios e avanços necessários para a consolidação da Fitoterapia no Estado do Ceará e discussão para a criação da Rede Farmácias Vivas do Nordeste.

O Projeto Farmácias Vivas idealizado pelo professor Francisco José de Abreu Matos em 1983, consta de plantas medicinais com eficácia e segurança terapêuticas comprovadas. O projeto deu origem, em 1997, ao Programa Estadual de Fitoterapia, atualmente designado de Núcleo de Fitoterápicos (Nufito), da Coordenadoria de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará.

O Nufito, que distribui 16 tipos de medicamentos fitoterápicos para hospitais e unidades da rede estadual de saúde, mantém o Horto de Plantas Medicinais (Horto Matriz) e a Oficina Farmacêutica para preparação de fitoterápicos. Objetivo: prestar apoio técnico-científico e capacitação de pessoal para promover a fitoterapia em saúde pública no Estado do Ceará, com a implantação de farmácias vivas nos municípios. São três modelos de farmácias vivas destinadas à instalação de hortas de plantas medicinais, à produção e dispensação de plantas medicinais secas (droga vegetal) e à preparação de fitoterápicos padronizados para o provimento das unidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Relação Estadual de Plantas Medicinais (Replame) lista 25 espécies que produzem fitoterápicos indicados como tranquilizantes, broncodilatadores, antissépticos, cicatrizantes, antiinflamatórios entre outras indicações. Plantas tradicionais da flora regional já são utilizados na produção dos fitoterápicos, entre elas babosa, capim santo, eucalipto, pau d’arco, confrei, romanzeira, malvariço, malva santa, alfavaca, aroeira, maracujá e goiabeira.

<Clique aqui para fazer a inscrição>