Programa Vida Nova realiza 12 mil cirurgias de catarata

22 de abril de 2009 - 18:28

12 mil cirurgias realizadas de catarata. Esse é o balanço do Programa Vida Nova, na área da saúde ocular, no período de nove meses. A dona de casa Maria Mota dos Santos, com 62 anos de idade, é uma das pacientes que ganhou nova visão com o programa criado pelo Governo do Estado para reduzir a fila de cirurgias eletivas. Dona Maria foi operada na semana passada no Hospital Geral de Fortaleza. Hoje, quarta-feira, 22, ela retornou ao HGF para revisão da cirurgia.

As cirurgias de catarata são feitas no HGF e em diversos hospitais da rede complementar na Capital e no Interior, por meio de contratos com Secretaria da Saúde do Estado. O custo para o Estado varia de R$ 443,00 a R$ 643,00, dependendo do tipo de lente (dobrável, rígida, intraocular) e complexidade da cirurgia. Catarata é a perda da transparência do cristalino.

O Programa Vida Nova também acabou com o sofrimento de pacientes de todo o Estado que esperavam por diferentes tipos de cirurgias, como prótese de quadris e de joelhos, hérnias, vesículas. No total, de abril e dezembro de 2008, foram realizadas 8.263 cirurgias, promovendo mais saúde e qualidade de vida para pacientes que esperaram até oito anos na fila.