Seis capacitações deixam profissionais do PSF mais atualizados em hipertensão

15 de abril de 2009 - 19:00

 
A Sociedade Brasileira de Cardiologia no Ceará, com o apoio da Secretaria da Saúde do Estado, está realizando a capacitação em hipertensão arterial de 400 profissionais do Programa Saúde da Família (PSF) de Fortaleza. Serão seis capacitações iniciadas na última semana e que se estenderão até a primeira semana de maio. A atividade faz parte da campanha que vai marcar o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, no domingo, 26 de abril. No sábado, dia 25 de abril, a programação será na Praça do Ferreira, com verificação de pressão arterial, orientações sobre alimentação saudável e atividades físicas e lúdicas para a população.

Hipertensão Arterial ou pressão alta é quando a pressão que o sangue exerce nas paredes das artérias para se movimentar é muito forte, ficando acima dos valores considerados normais. A pessoa é considerada hipertensão quando a pressão arterial está maior ou igual a 140/90 mmHg (ou 14 por 9). Para essa consideração, os dados devem ser medidos várias vezes, de forma correta, com aparelhos calibrados e por profissional capacitado. Se não tratada, a pressão alta pode ocasionar derrames cerebrais, doenças do coração como infarto, insuficiência cardíaca (aumento do coração) e angina (dor no peito), insuficiência renal ou paralisação dos rins e alterações na visão que podem levar à cegueira.

As pessoas com excesso de peso, que não têm uma alimentação saudável, ingerem muito sal, não fazem exercícios físicos, consomem muita bebida alcoólica, são diabéticos ou têm familiares hipertensos correm maior risco de se tornar hipertensas. O risco aumenta com a idade. Após 55 anos, mesmo as pessoas com pressão arterial normal, têm 90% de chances de desenvolver hipertensão. A maioria das pessoas com pressão alta não apresenta nenhum sintoma no início da doença, por isso ela é chamada de “inimiga silenciosa”. A única forma de saber se a pressão está alta é verificando regularmente os seus valores.

Os sintomas atribuídos ao aumento da pressão são: dor de cabeça, cansaço, tonturas, sangramento pelo nariz, entre outros, porém esses podem não estar associados à pressão alta. Hipertensão arterial não tem cura, mas tem controle. O tratamento é realizado por toda a vida. A prevalência estimada de hipertensão no Brasil atualmente é de 35% da população acima de 40 anos. Isso representa em números absolutos um total de 17 milhões de portadores da doença, segundo estimativa de 2004 do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). Cerca de 75% dessas pessoas recorrem ao Sistema Único de Saúde (SUS) para receber atendimento na Atenção Básica.